metropoles.com

Teatro Oficina Perdiz reabre em novembro, agora para valer

Inaugurado em junho com a reforma ainda inacabada, o espaço na 710 Norte tem programação confirmada até abril de 2016

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Agência Brasília
Perdiz
1 de 1 Perdiz - Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Depois de uma longa batalha, José Perdiz (foto no alto) inaugurou, em junho, a sede definitiva do teatro que leva seu nome, na 710 Norte. A cerimônia teve até a presença do governador Rodrigo Rollemberg. As instalações, contudo, estavam inacabadas. De lá para cá, palco e revestimento acústico ficaram  prontos. Falta ainda montar a arquibancada e instalar as cadeiras.

A estrutura incompleta não foi empecilho para Luciana Martuchelli estrear o tablado do Teatro Oficina Perdiz. Em setembro, a diretora comandou “Fahrenheit — Cantos e Contos de João de Ferro, uma Arqueologia Sobre Novas Masculinidades”. O espetáculo ficou em cartaz apenas três dias. Em novembro, a montagem retorna ao espaço, desta vez, com a infraestrutura completa.

De acordo com Marcos Pacheco, braços direito e esquerdo de José Perdiz, a programação do local está confirmada até abril de 2016. Após a peça de Martuchelli, o local recebe o espetáculo “Bruno Estrela” (dezembro) e faz uma pausa para o recesso em janeiro. Em fevereiro e março, Adilson Mottor, Márcia Marmori e Andrade Júnior encenam “Casamento Instável, Sujeito a Chuvas e Trovoadas”, sob direção de Gê Martú. Em abril, começa a temporada de “Cicatrizes”, projeto de Em Comma Produções.

Quarenta anos de teatro
A história de José Perdiz com o teatro começou há 40 anos na 708/709 Norte. Na antiga sede, Perdiz viu a oficina mecânica se transformar em palco para os ensaios da trupe do enteado, aluno de teatro da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes; e em cenário para montagens históricas como “Esperando Godot”, “Diário do Maldito” e “Bella Ciao”.

No início dos anos 1990, o Teatro Oficina Perdiz se consolidou como ponto de referência das artes cênicas brasiliense. Contudo, uma década depois, a situação do espaço mudou radicalmente. O debate sobre a legalidade do teatro, então em área pública, voltou à pauta do governo local e federal. Em 2009, os bombeiros condenaram a estrutura do local, impossibilitando a apresentação de espetáculos.

A situação só foi resolvida no início de 2015, quando José Perdiz e família se mudaram para novo endereço na Asa Norte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?