metropoles.com

Quatro razões para conferir a peça Os Saltimbancos, de Hugo Rodas

A peça, baseada em versão de Chico Buarque, segue em cartaz até 4 de agosto no CCBB de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Diego Bresani / Divulgação
Saltimbancos-3-1-1-1
1 de 1 Saltimbancos-3-1-1-1 - Foto: Diego Bresani / Divulgação

“Nós, gatos, já nascemos pobres. Porém, já nascemos livres. Senhor, senhora ou senhorio…”. Aposto que você ficou tentado a completar a canção, um marco do espetáculo Os Saltimbancos, que segue em cartaz no CCBB Brasília até 4 de agosto. História de Uma Gata, assim como as demais músicas da montagem original, está embalando uma nova geração de espectadores brasilienses que lotam a sala do centro cultural para conhecer a clássica trilha, sucesso no país desde que a versão de Chico Buarque estreou nos palcos brasileiros em 1977. Naquele mesmo ano, inclusive, também surgia a montagem brasiliense do texto, dirigida pelo uruguaio-candango-oráculo Hugo Rodas. Pois 42 anos depois, aos 80 anos de idade, ele volta a dirigir o trabalho, protagonizado pelos inquietos, barulhentos e talentosos integrantes da Agrupação Teatral Amacaca (ATA). Seguem quatro razões imediatas, no meu ponto de vista, para conferir o espetáculo.

Para todas as idades

Embora muitos pais estejam dando as caras no CCBB com a desculpa de levar os filhos, são eles que se emocionam e cantam de cabo a rabo as canções do espetáculo – voltado para o público infantil, mas nem por isso desaconselhado à plateia adulta. Muitos aproveitam para matar as saudades e relembrar faixas que marcaram a infância e, de quebra, ainda prestam enorme serviço não somente ao apresentar os filhos à obra de Chico Buarque mas também, principalmente, ao incentivarem o gosto pelo teatro.

Chico Buarque

O compositor carioca não se tornou figura central da cultura brasileira somente por causa das posições políticas, mas sobretudo a partir da genialidade artística. Beira o clichê, mas Chico traduziu em canções e crônicas a realidade de um país formado por Marias e Franciscos, de uma forma que todos pudessem assimilar e se encantar. De alguns anos para cá, em razão da segregação que acomete o país, o músico se tornou mero sinônimo de “esquerdopata” para parte da população. Pois Chico transgride qualquer política, emociona ao falar do brasileiro comum, faz poesia com o trágico e nos convida a repensar o cotidiano dessa roda-vida. Os Saltimbancos pode ser um convite a (re)descobrir Chico.

O elenco

A moçada do ATA é sangue nos olhos. Pense em artistas dispostos a tudo para te arrancar da poltrona! A justificativa de que “espetáculo infantil” exige menos do artista nem passa por aqui. Pelo contrário: arrebatar uma plateia de crianças é dos maiores estímulos do teatro, já que os pequenos perdem o interesse à toa e se revelam espectadores exigentes. E aí, qual o desafio do elenco? Garantir que os pequenos nem sequer pisquem. E eles dão conta do recado. Literalmente se jogam com unhas e dentes no palco e ocupam cada centímetro da sala. É impossível não se emocionar com a entrega. (Os dedos coçam para listar minhas atuações prediletas, mas seria injusto não celebrar o trabalho conjunto, que responde pelo desempenho).

Hugo Rodas

Senta que lá vem a maior descrição que possivelmente já escrevi em uma matéria – e ainda estará incompleta. O diretor-coreógrafo-ator-dançarino-mestre-professor-figurinista-cenógrafo-agitador-desvairado-provocador-oráculo-octogenário Hugo Rodas – nascido no Uruguai, mas patrimônio cultural de Brasília desde sempre – é uma das maiores forças do teatro brasilense. Vencedor de uma cacetada de prêmios e consagrado como um dos grandes nomes do DF, Hugo é sempre uma boa acordada na alma. Ninguém sai indiferente.

Arquivo
Primeira versão de Os Saltimbancos, do grupo Pitú, com direção do incansável Hugo Rodas

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?