Ópera barroca estreia no CCBB com roupagem contemporânea
Obra foi criada no século 17 e apresenta um retrato da corte inglesa e de seu rei Charles II
atualizado
Compartilhar notícia
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília receberá entre os dias 13 e 18 de agosto – de terça a sábado, às 20h30; domingo, às 19h30 –, a ópera Venus and Adonis. A obra é considerada o mais antigo exemplo de ópera inglesa. Ela foi composta em 1682 pelo compositor inglês e organista barroco John Blow (1649–1708).
A peça é interpretada por 23 músicos e três bailarinos, a maioria deles é brasiliense. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal.
Uma das novidades é que a versão brasileira dialoga com a cultura contemporânea e com as novas possibilidades tecnológicas. Para isso, mescla diversas matrizes de expressão cênica, ao mesmo tempo em que preserva fidelidade às características originais da peça.
A história satiriza as “aventuras amorosas” do rei Charles II e de sua corte e faz uma alegoria da relação entre o soberano e seu povo. Adonis seria uma representação do rei, e Venus representaria seu povo, caracterizado por uma grande flutuação de ânimos com relação ao governante.
Venus and Adonis
De 13 a 18 de agosto de 2019: de terça a sábado, às 20h30; domingo, às 19h30. No Teatro do CCBB Brasília. Ingressos na bilheteria do local, a partir de R$ 15 (meia-entrada). Espetáculo livre para todos os públicos