metropoles.com

Musical A Casa das Sete Mulheres define elenco principal

Espetáculo deve estrear nos palcos em 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TV Globo/Divulgação
a casa das sete mulheres
1 de 1 a casa das sete mulheres - Foto: TV Globo/Divulgação

O gigante começa a dar seus passos iniciais. Depois de anunciado pelo jornal O Estado de S. Paulo em setembro, o espetáculo A Casa das Sete Mulheres – O Musical já definiu os primeiros nomes de um elenco estelar que vai interpretar no palco o épico brasileiro escrito por Letícia Wierzchowski: Marisa Orth, Murilo Rosa, Fafy Siqueira, Saulo Vasconcelos, Alessandra Maestrini, Myra Ruiz, Alessandra Verney e uma aposta da produção, Sandra Rabinovitch.

“Na verdade, escolhemos apenas um terço do elenco. O restante será definido em audições que acontecerão em São Paulo e Porto Alegre, no segundo semestre de 2019”, comenta Lázaro Menezes, ator, diretor e companheiro na vida e na arte da atriz e produtora Kiara Sasso. Juntos, eles assumiram essa empreitada que promete ser única entre as produções nacionais de musical.

Afinal, o projeto é grandioso e já foi autorizado a captar R$ 9,2 milhões via leis de incentivo. A previsão de estreia é no início de 2020, talvez março, em São Paulo – está confirmada também uma temporada em Porto Alegre. O próximo ano, portanto, será dedicado ao longo processo de produção, pois, como a própria Kiara comenta, “esse será o nosso Les Misérables”. No musical, já estão presentes o encenador Ulysses Cruz, que assinará a direção-geral, e Letícia Wierzchowski, autora do best-seller que inspira a trama e que participa da adaptação para o palco.

Lançado em 2002 pela editora Record e transformado em uma minissérie de grande sucesso pela Globo no ano seguinte, o romance é ambientado durante a Revolução Farroupilha (1835-1845), no Sul do país, e mostra como o líder do movimento, general Bento Gonçalves da Silva, isola as mulheres de sua família em uma estância afastada das áreas de conflito com o propósito de protegê-las. Quando a guerra começa a se prolongar, a vida daquelas sete mulheres passa por inúmeras transformações. “São esses ingredientes que aproximam a obra de Letícia a Os Miseráveis, de Victor Hugo, que inspirou o musical inglês e sua estrutura épica”, comenta Kiara que, junto de Menezes, comanda a O Alto Mar Produções Teatrais, responsável por viabilizar o projeto.

Juntos, eles fizeram a escolha dos primeiros atores. “Estudando cada personagem e pensando nos atores que conhecemos, conseguimos traçar um elenco muito interessante. Havia personagem que se encaixava direito em alguns artistas que conhecemos”, comenta Kiara. Essas definições também norteiam a adaptação e a seleção musical, que será original, assinada por Marcus Vianna, autor também da trilha da minissérie, baseada em ritmos típicos do Sul do país.

“Ao fazermos agora a adaptação do texto e a inserção das canções, já pensamos nos atores escolhidos, buscando o tom certo, para que, da personalidade do artista e da do personagem, nasça a melhor fusão”, observa Menezes, que também estará no elenco, ao lado de Kiara.

É curiosa a presença do ator Murilo Rosa, único a ter participado da minissérie, na qual viveu o coronel Afonso Corte Real, um dos mais ativos combatentes na Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, movimento de caráter republicano que se insurgiu contra o governo imperial de dom Pedro II. No musical, ele será Bento Gonçalves, também líder da revolução separatista.

Apesar do protagonismo masculino na história oficial, a trama do livro (e também a do palco) valoriza a condição feminina. “O romance mostra como as mulheres eram obrigadas a gerenciar as estâncias, gerando recursos que sustentavam o governo e, portanto, a guerra”, diz Leticia. “Elas vencem todos os obstáculos”, completa Kiara.

E, apesar da magnitude esperada para o espetáculo – afinal, não faltarão cenas com cavalos e, principalmente, terá a com o famoso transporte de dois enormes barcos pelo campo, puxados por 48 bois –, a direção de Ulysses Cruz apostará na magia teatral. “Como Les Misérables, é um espetáculo com momentos grandiosos que incentivam a imaginação do público. Não precisamos mostrar tudo.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?