Ator Nelson Xavier morre aos 75 anos
A informação foi confirmada por sua filha, Tereza Villela Xavier, que fez um depoimento sobre a morte do pai nas redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia
O ator Nelson Xavier morreu na madrugada desta terça-feira (9/5), aos 75 anos, em Uberlândia (MG). Ele é conhecido por participar de filmes como “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976), “Eles Não Usam Black-Tie” (1981), “Narradores de Javé” (2003) e Chico Xavier (2011). Ele faleceu em decorrência de um câncer.
A morte do ator foi confirmada por sua filha, Tereza Villela Xavier, que fez um depoimento sobre o assunto nas redes sociais. “Lamento informar a quem possa interessar que meu pai, Nelson Xavier, faleceu esta noite em Uberlândia”, afirmou.
Ela também informou que o corpo do ator será cremado no Rio de Janeiro. “Agradeço desde já as mensagens de apoio. Ele virou um planeta! Estrela ela já era. Fez tudo o que quis, do jeito que quis e da sua melhor maneira possível, sempre.”
Carreira
Nelson Xavier era presença constante nas novelas da Rede Globo. Entre as produções que participou estão “Babilônia” (2015), “A Favorita” (2008), “Irmãos Coragem” (1995) e “Pedra sobre Pedra” (1992). Atualmente, a emissora está reprisando a novela “Senhora do Destino” (2004), em que o ator faz o papel do personagem Edvaldo.
Ele também participou de alguns clássicos do cinema nacional, como “A Falecida” (1965), “Gabriela” (1983) e “Chico Xavier” (2011), do qual fez o papel do médium. Em 1978, dirigiu o filme “A Queda”, que foi premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim.
“Finalmente fiz o meu maior papel. Fui invadido por uma onda de amor tão forte, tão intensa, que levava às lágrimas”, contou Nelson Xavier, após dar vida a Chico Xavier nos cinemas. No filme, ele viveu o mais importante líder espírita brasileiro dos 59 aos 65 anos.
“Comeback”: filme inédito
Antes de morrer, Nelson Xavier deixou um filme inédito que será lançado em 25 de maio nos cinemas brasileiros. “Comeback: Um Matador Nunca se Aposenta” traz o ator no papel de Amador, um pistoleiro aposentado que esboça um retorno à ativa.
Dirigido pelo estreante goiano Erico Rassi, o faroeste urbano “Comeback” deu a Xavier o prêmio de melhor ator no Festival do Rio 2016.
Repercussão
Colegas de Nilson Xavier usaram as redes sociais para homenagear o colega. Juliana Paes escreveu que foi um prazer trabalhar com o ator.
“O mundo lhe perde mas fica com tudo que você deixou de maravilhoso para todos nós!”, afirmou a atriz Zezé Mota. Já o ator Lúcio Mauro Filho declarou que Xavier era uma inspiração. “Partiu de bem com a vida e a morte. Teve uma carreira que de tão linda, fez o ateu convicto descobrir a espiritualidade através de um de seus personagens, outro Xavier, o Chico”, escreveu.