Compartilhar notícia
No dia 29 de setembro de 1967 estreou uma montagem teatral que provocaria uma série de outras revoluções na vida Cultural brasileira. A peça em questão era O Rei da Vela, de Oswald de Andrade (1890-1954), encenada pelo Teatro Oficina sob direção de José Celso Martinez Corrêa.
A montagem, que valorizava diferentes aspectos da nossa Cultura, instauraria mudanças no nosso teatro e nas artes plásticas, fomentaria o Cinema Novo e inspiraria a Tropicália, movimento que mudou nossa música.
O Rei da Vela trazia Renato Borghi no papel-título e Itala Nandi como Heloísa de Lesbos. O processo de preparação do espetáculo também surpreenderia o elenco e a equipe envolvidos. Acostumados a ensaiar durante três, quatro meses, o grupo levantou a montagem em 30 dias.
Itala conversou com NEW MAG na manhã desta quinta-feira (06), pouco depois de saber da partida de Zé Celso aos 86 anos. O diretor estava hospitalizado em São Paulo e não resistiu aos ferimentos provocados por um incêndio no apartamento onde vivia.