Cláudio Falcão volta aos palcos com espetáculo Crônico Cômico
O comediante brasiliense conta sua história, cercada de dificuldades, de maneira humorística na peça
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos humoristas mais queridos da capital, Cláudio Falcão volta aos palcos com o stand up autobiográfico Crônico Cômico. O comediante, com mais de 22 anos de carreira, ganhou fama pelas personagens Berenice, Gorete e Mary Help – criadas na década de 1990. O novo espetáculo tem duas sessões: sábado (30/6) e domingo (1º/7).
Apesar de ser uma peça humorística, Falcão conta a história de um dos momentos mais difíceis que passou durante sua trajetória: os nove anos de hemodiálise até realizar um transplante de rim. Com a peça, o humorista deseja causar uma reflexão sobre a doação de órgãos. No palco, não usará maquiagem alguma, no intuito de mostrar a realidade do ator.
Cláudio Falcão, em entrevista ao Metrópoles, discute sua performance, dificuldades, motivações e o politicamente correto.
O humorista lembra que, em 2015, o recém-criado espetáculo não tinha tanta qualidade, mas o texto evoluiu. “[Melhorou] em relação a minha segurança de estar dividindo com o público uma história autobiográfica”. Na época, o humorista recuperava-se do transplante.
Além da conscientização sobre a importância da doação de órgãos, Falcão revive o espetáculo para nutrir o desejo de estar no palco. “Minha motivação é o prazer que realmente sinto em estar em cena. Quando as luzes se acendem é como se todas as dores evaporassem por completo”, diz.
Fazer piadas com situações difíceis não é nada fácil, e Cláudio acredita que grande parte da transformação da história foi pela estrutura da performance.
Consegui transformar esse drama em comédia porque durante a narrativa conto com o auxílio ‘luxuoso’ das minhas três personagens femininas, a Mary, a Berenice e a Goreti. Ver situações difíceis com humor é um amadurecimento como pessoa e artista
Cláudio Falcão
Politicamente correto
Fazer humor na atualidade pode ser um campo minado, segundo o artista. Falcão alega que o “politicamente correto” tirou o caráter provocativo da comédia.
“É muito difícil – e chato até – lidar com essa patrulha do politicamente correto que em alguns momentos chega a ser cruel! No meu humor, preciso da provocação. Para mim, é fundamental! Tento manter o respeito”, avalia
Crônico Cômico
O espetáculo acontece no teatro do Brasília Shopping no sábado (30/6) e no domingo (1º/7) a partir das 20h. Ingressos à venda on-line por R$ 20 (meia). Levando 1kg de alimento não-perecível, o telespectador paga meia-entrada. Não recomendado para menores de 14 anos