metropoles.com

Cláudio Falcão volta aos palcos com espetáculo Crônico Cômico

O comediante brasiliense conta sua história, cercada de dificuldades, de maneira humorística na peça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Claudio Falcão
1 de 1 Claudio Falcão - Foto: Divulgação

Um dos humoristas mais queridos da capital, Cláudio Falcão volta aos palcos com o stand up autobiográfico Crônico Cômico. O comediante, com mais de 22 anos de carreira, ganhou fama pelas personagens Berenice, Gorete e Mary Help – criadas na década de 1990. O novo espetáculo tem duas sessões: sábado (30/6) e domingo (1º/7).

Apesar de ser uma peça humorística, Falcão conta a história de um dos momentos mais difíceis que passou durante sua trajetória: os nove anos de hemodiálise até realizar um transplante de rim. Com a peça, o humorista deseja causar uma reflexão sobre a doação de órgãos. No palco, não usará maquiagem alguma, no intuito de mostrar a realidade do ator.

Divulgação
Cláudio Falcão sobe ao palco de cara limpa pela primeira vez na carreira

 

Cláudio Falcão, em entrevista ao Metrópoles, discute sua performance, dificuldades, motivações e o politicamente correto.

O humorista lembra que, em 2015, o recém-criado espetáculo não tinha tanta qualidade, mas o texto evoluiu. “[Melhorou] em relação a minha segurança de estar dividindo com o público uma história autobiográfica”. Na época, o humorista recuperava-se do transplante.

Divulgação
O humorista procura trazer mais atenção à doação de órgãos

 

Além da conscientização sobre a importância da doação de órgãos, Falcão revive o espetáculo para nutrir o desejo de estar no palco. “Minha motivação é o prazer que realmente sinto em estar em cena. Quando as luzes se acendem é como se todas as dores evaporassem por completo”, diz.

Fazer piadas com situações difíceis não é nada fácil, e Cláudio acredita que grande parte da transformação da história foi pela estrutura da performance.

Consegui transformar esse drama em comédia porque durante a narrativa conto com o auxílio ‘luxuoso’ das minhas três personagens femininas, a Mary, a Berenice e a Goreti. Ver situações difíceis com humor é um amadurecimento como pessoa e artista

Cláudio Falcão
Divulgação
Crônico Cômico foi estreada após dois anos de pausa para o humorista

 

Politicamente correto
Fazer humor na atualidade pode ser um campo minado, segundo o artista. Falcão alega que o “politicamente correto” tirou o caráter provocativo da comédia.

“É muito difícil – e chato até – lidar com essa patrulha do politicamente correto que em alguns momentos chega a ser cruel! No meu humor, preciso da provocação. Para mim, é fundamental! Tento manter o respeito”, avalia

Crônico Cômico
O espetáculo acontece no teatro do Brasília Shopping no sábado (30/6) e no domingo (1º/7) a partir das 20h. Ingressos à venda on-line por R$ 20 (meia). Levando 1kg de alimento não-perecível, o telespectador paga meia-entrada. Não recomendado para menores de 14 anos

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?