metropoles.com

É de bom-tom? Atriz viraliza na web com dicas de etiqueta na pandemia

Ilana Kaplan tem 30 anos de carreira no teatro e marcou território na web recentemente com Keila, uma “decoradora de lives sincerona”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Ilana Kaplan
1 de 1 Ilana Kaplan - Foto: Reprodução/Instagram

“Quer postar? Posta. É de bom-tom? Não. Não é de bom-tom”. Foi com esse bordão que a atriz Ilana Kaplan, de 55 anos, vencedora de um Prêmio Shell de teatro, viralizou nas últimas semanas, apresentando sua marca à web e provando que há muito a ser explorado nesse espaço por grandes atores.

Em um vídeo com cerca de dois minutos de duração, ela interpreta Keila Mellman, uma decoradora de interiores que precisou se reinventar na pandemia e passou a “decorar lives”, além de prestar consultoria de etiqueta a quem insiste em ostentar e aglomerar em meio à pandemia de Covid-19.

“Recentemente uma pessoa me perguntou: ‘Keila, eu estou com 8 amigos, em um jatinho particular, estamos indo para Noronha, todos devidamente testados’”, continuou. “‘E eu gostaria de saber se eu posso postar nós juntos, com uma champanhota escrito eu mereço e tal’… Tu quer postar? Posta. É de bom-tom? Não, não é de bom-tom! Tá na dúvida? Quanto custa o combo? Os amigos, o jatinho, o spa e a champanhota? Quanto dá isso em cesta básica? Tu quer postar? Posta. É de bom-tom? Não, não é de bom-tom”, aconselhou ela no vídeo,  que soma mais de 785 mil visualizações só no Instagram.

Em entrevista ao Metrópoles, Ilana conta que o alcance da esquete foi ainda maior. “O vídeo acabou viralizando no Twitter, sem os créditos. Demorou para as pessoas chegarem ao meu perfil. Acredito que muito mais gente viu”, comemora.

Ela explica que a personagem surgiu para driblar a ausência dos palcos em tempos de isolamento. “A Sheila foi criada no ano passado para uma live que participei com o pessoal do Jam Café, com baristas, artistas e gente ligada à gastronomia e ao café, em prol de dois projetos sociais”, relata. “Esse ano, decidi ir adiante, explorar a profissão dela nesse contexto de pandemia, virando decoradora de lives. Só mudei o nome para Keila. Explico, na legenda, que foi orientação do numerologista”, emenda Ilana, esbanjando bom humor.

5 imagens
O Terça Insana foi um projeto de humor formado por diferentes atores interpretando variados personagens. Passaram pelo Terça atores como Marcelo Mansfield, Octávio Mendes, Luís Miranda, Costa, Graziella Moretto, Ângela Dip, Ilana Kaplan e outros
Ilana Kaplan tem três décadas de carreira
Atriz ao lado de Letícia Spiller em I Love Paraisópolis
Os reis do Besteirol com João Carlos Castanha, Caio Prates, Zé Adão Barbosa, Oscar Simch, Guto Pereira, Luciano Alabarse, Renato Campão e Ilana Kaplan
1 de 5

Ilana na comédia Baixa Terapia, que lhe rendeu um Prêmio Shell, um dos mais importantes do teatro

2 de 5

O Terça Insana foi um projeto de humor formado por diferentes atores interpretando variados personagens. Passaram pelo Terça atores como Marcelo Mansfield, Octávio Mendes, Luís Miranda, Costa, Graziella Moretto, Ângela Dip, Ilana Kaplan e outros

Reproduçãi/Instagram
3 de 5

Ilana Kaplan tem três décadas de carreira

4 de 5

Atriz ao lado de Letícia Spiller em I Love Paraisópolis

Reprodução
5 de 5

Os reis do Besteirol com João Carlos Castanha, Caio Prates, Zé Adão Barbosa, Oscar Simch, Guto Pereira, Luciano Alabarse, Renato Campão e Ilana Kaplan

Reprodução/Instagram
Consagrada nos palcos e, agora, na web

Com 30 anos de carreira, Ilana é um dos principais nomes do teatro brasileiro, tendo em seu currículo desde passagem pelo icônico Terça Insana, de Grace Gianoukas, até papéis em tragédia shakespeariana e espetáculos dirigidos por nomes como Gerald Thomas, Jô Soares, João Falcão, Paulo Autran, Alexandre Reinecke e Elias Andreato, entre outros.

Em 2017, ela também estrelou a comédia Baixa Terapia, ao lado de Antônio Fagundes e o filho do ator, Bruno Fagundes. Foi pelo papel que recebeu o Prêmio Shell de melhor atriz, um dos mais importantes do teatro brasileiro — um grande feito, sobretudo, por ter sido conquistado com um papel cômico.

Apesar da carreira consolidada, Ilana conheceu o gostinho da fama na internet. “Como tinha atuado no Terça Insana, eu já estava acostumada a fazer essas coisas menores. O que é novo, que eu nunca tinha feito, é formatar para o universo virtual”, diz.

 “Foi engraçado porque muita gente não me conhecia, o público da rede social é diferente do público de teatro. Quando o post viralizou no Twitter, sem os créditos, muita gente se surpreendeu de ser um personagem e não uma pessoa real”, ressalta.

Ilana Kaplan, atriz

Com o sucesso do primeiro vídeo, roteirizado por ela e pela irmã, Ana Kaplan, sua parceira na produção de esquetes há anos, Ilana pretende continuar lançando conteúdo, explorando as dicas valiosas que Keila quer compartilhar com o público.  “A pandemia deve continuar sendo uma temática para a gente, porque é o que estamos vivendo. A Keila seguirá fazendo críticas e análises do que as pessoas postam. Quero fazer enquanto estiver me divertindo”, adianta a atriz ao portal. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?