Curso de teatro da UnB oferece espetáculos gratuitos na universidade
“A Cantora Careca”, de Eugene Ionesco, será encenada nesta quarta (31/5) às 19h, no Módulo 6, que fica no subsolo do ICC
atualizado
Compartilhar notícia
O fato de o principal teatro da Universidade de Brasília (UnB) estar fechado há cinco anos não significa ausência de espetáculos no campus Darcy Ribeiro. O evento “Quartas Dramáticas” realiza, todas quartas-feiras, peças no subsolo do ICC, mais conhecido como Minhocão.
Os espetáculos são gratuitos e abertos ao público (com entrega de senhas por ordem de chegada). As apresentações existem como método de avaliação dos alunos que participam da disciplina “Literatura Brasileira – Teatro”.
A direção das peças fica por conta do professor da disciplina, o doutor em literatura André Luís Gomes, e seus monitores, que possuem formação na área. As “Quartas Dramáticas” ocorrem ao longo de dois meses a cada semestre, sempre às 19h, no Módulo 6 do subsolo do ICC, logo abaixo do Instituto de Letras.Encenações
Serão realizadas, ao todo, seis peças em formato de leitura cênica cujo tema central será: intolerâncias. A primeira delas, “A Cantora Careca” ocorrerá nesta quarta-feira (31/5). A encenação é baseada na obra de Eugène Ionesco, um dos principais dramaturgos do Teatro do Absurdo.
“A Cantora Careca” ilustra o absurdo da existência humana de forma cômica, assim como o distanciamento e a frieza na comunicação entre as pessoas, observado no diálogo sem sentido entre as personagens. Além de ridicularizar as situações banais, a peça retrata a solidão do ser humano e a insignificância de sua existência.
Nas próximas semanas, até 5 de julho, outras peças de dramaturgos contemporâneos serão apresentadas pela disciplina. Confira a lista com todas elas:
31 de maio – “A Cantora Careca”, de Eugène Ionesco
7 de junho – “Desmedeia”, de Denise Stoklos
14 de junho – “Le Mensonge”, de Nathalie Sarraute
21 de junho – “A Refeição”, de Newton Moreno
28 de junho – “Blecaute”, de Davey Anderson
5 de julho – “Bonecxs Desalmadxs”, de Roberto Muniz