metropoles.com

Crianças vivenciam o teatro em projeto inclusivo no Dulcina

O Curso Livre de Teatro Infantil é voltado para crianças entre 4 e 12 anos de idade e promove a inclusão social e de pessoas com deficiência. A atividade faz parte do projeto Ocupa Dulcina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Crianças em aula do Curso Livre de Teatro Infantil
1 de 1 Crianças em aula do Curso Livre de Teatro Infantil - Foto: Divulgação

O Teatro Dulcina de Moraes, no Conic, tem passado por uma série de intervenções para a sua revitalização cultural. Agora, é o momento das crianças ocuparem o espaço com o primeiro Curso Livre de Teatro Infantil. O projeto também promove a inclusão social e de pessoas com deficiência. Voltado para crianças entre 4 e 12 anos de idade, este é o primeiro curso destinado às crianças que propõe uma metodologia de ensino diferente e irá formar a primeira companhia de teatro infantil de Brasília.

A atividade faz parte do projeto Ocupa Dulcina, ação da sociedade civil que promove eventos como parte dos movimentos de revitalização do prédio. Segundo a idealizadora do projeto Kika Oliveira, o Curso Livre de Teatro Infantil tem uma metodologia inclusiva que utiliza de exercícios, jogos e improvisações, onde a diversão se alinha ao aprendizado. Ela explica que o método amplia a consciência corporal, a autonomia e a criatividade de cada aluno. “As turmas não são divididas por idade e as crianças com necessidades especiais também ficam junto com os demais alunos. Eles entendem que o cuidado com o outro e a passagem do conhecimento é fundamental”, diz Kika.

Kika ministra as aulas para cerca de 16 crianças atualmente. O método inovador faz a criança vivenciar profundamente toda a experiência do teatro. Um dos administradores do teatro, Marco Antônio Schmitt conta que a parceria entre Kika e o Dulcina se deu por acaso. Segundo ele, o projeto veio para complementar os trabalhos já realizados pela Fundação Brasileira de Teatro (FTB), que foi idealizada pela artista Dulcina de Moraes. “Ela [Dulcina] queria isto para o teatro: a inclusão. Nós trabalhamos com crianças, adolescentes e idosos. É uma experiência fantástica”, complementa Schmitt.

Divulgação
Kika se reúne toda semana com os pequenos: ainda há vagas

Desde 2011, Kika investiga o teatro infantil procurando fugir do lugar-comum. Seu método de ensino é tema de um projeto de conclusão de curso de psicologia de UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro). A professora ressalta a importância de grandes referências na sua carreira. “Tive muitos mestres, muitas pessoas que me apoiaram e me inspiraram”. Segundo a artista, uma peça fundamental na sua formação foi a atriz Tereza Padilha, do Teatro Mapati. “Tereza foi fundamental na minha carreira com crianças e na minha história como profissional”, confessa.

Divulgação
Música faz parte do curso
Ao final da aula, os alunos apresentam ao público um espetáculo criado por eles mesmos, a partir de um processo criativo coletivo que trabalha o amplo repertório da cultura brasileira. Em sua primeira temporada, o projeto tem parceria com a Orquestra Sopro Sinfônica (foto acima), formada por jovens músicos do projeto social que atua no Paranoá. A orquestra vai interpretar ao vivo as músicas do espetáculo do final do semestre. O curso está com inscrições abertas até o final de maio.

As aulas iniciaram em março, mas a professora garante que não há prejuízo para os que começam a estudar agora. “A ideia é mesmo deixar as inscrições abertas. Cada criança ensina a outra e compartilha seus conhecimentos. Essa é a intenção”. As aulas vão até o final de março de 2017. O valor para o curso é de R$ 180 mensais, mas a Fundação de Teatro de Brasília oferece bolsas para crianças de baixa renda e em situação de vulnerabilidade.

Curso Livre de Teatro Infantil da Fundação Brasileira de Teatro
Todos os sábados, das 9h às 12h, no Teatro Dulcina de Moraes (Conic – Setor de Diversões Sul). Destinado a crianças a partir de 4 anos. Informações e inscrições pelo telefone (61) 8567-8550 ou pelo email ciateatralkiketes@gmail.com

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?