metropoles.com

Artigo: cinco importantes motivos para falar sobre teatro em Brasília

A capital é sinônimo de artistas empenhados, uma cena inquieta e uma força redobrada para romper a falta de apoio cultural

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Diego Bresani/Divulgação
achadouros-foto-diego-bresani-12062016_BRE9135
1 de 1 achadouros-foto-diego-bresani-12062016_BRE9135 - Foto: Diego Bresani/Divulgação

Você já foi ao teatro? Em caso negativo, eu te desafio a ler este texto. Estima-se que 86% da população do Distrito Federal jamais pisou o pé em uma sala de espetáculo. O número é do próprio governo, a partir de uma pesquisa realizada pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). Em determinadas regiões administrativas, o percentual bate 99%. Mas há uma galera empenhada dia e noite para reverter esse quadro. E não é de hoje.

Ainda que Brasília viva uma das mais pulsantes cenas teatrais do país, são muitas as dificuldades de divulgação, acesso e estrutura do setor, desacreditado historicamente por fracas políticas públicas e falta de gestão cultural. O resultado são os 86% ali de cima. Nem por isso o teatro esmorece. Não se sustenta a afirmação de que “não há nada em cartaz em Brasília”. Há muita coisa, muita gente, muita vontade para fortalecer a cena. E são diversos os motivos para isso. Por aqui, a cada sexta-feira, vou listar alguns. E começo enumerando as razões fundamentais para falarmos sobre teatro em Brasília e, quem sabe, te convidar a frequentar o outro lado daquele percentual do primeiro parágrafo. Nem toda maioria é ilustre.

A importância da arte

O acesso à cultura é das poucas forças capazes de te tirar de um lugar comum, de te abrir para novos conhecimentos e de apresentar argumentos desconhecidos. Ao falar sobre teatro, a imprensa cumpre um papel fundamental de aproximar público e obra. Ir ao teatro é um ato político, crítico e construtivo. Falar sobre ele é desmistificá-lo. O teatro é para todos, sem exceção.

Valmyr Ferreira Luz/@valmyrferreiraluzfoto

Os artistas

Artista é sinônimo de trabalho e muita dedicação, de gente que paga conta, mensalidade de escola de menino pequeno e gasolina alta. Gente que encara cotidiano de resistência, falta de informação e ausência de políticas de incentivo, movida pelo desejo de te emocionar. Na rua, no tablado, na dança, na palhaçaria e no circo, Brasília sempre foi referência em crias teatrais, embora não reverencie seus mestres. Falar sobre teatro é uma forma de celebrá-los. Desde os cânones acadêmicos aos malabaristas de semáforos.

Equipamentos culturais

Nem só de Teatro Nacional vive Brasília. São muitos os palcos espalhados por todo o DF sedentos por público, assim como são muitas as cidades onde a rua é o único palco possível. Falar sobre teatro ajuda a descentralizar e reverter o êxodo tradicional. Passou da hora de o Plano Piloto frequentar a periferia e saudar a arte, os artistas e as expressões que correm fora dos eixos.

Ferramenta pedagógica

O teatro pode ser a mais poderosa ferramenta de educação no desenvolvimento cívico, social e intelectual da população. A cada dramaturgia, lições fundamentais na formação de caráter e intelecto são encenadas. Cada peça pode ser um convite para obras literárias, pensamentos críticos ou histórias de valor. O espetáculo pode ser o melhor sorriso da semana, sua melhor gargalhada, aquele choro engasgado ou aquela catarse há tempos esperada. Vai por mim: o teatro traz tudo à tona. Tudo. Pode ser melhor que Rivotril.

Resgate social

É no teatro que vozes oprimidas ganham espaço e temas tabus são acolhidos. Ali se fala o que ninguém fala. É lugar livre, de acolhimento, de sermos quem quisermos. É uma forma de se combater o ócio, o ódio e o abandono. É espaço de conexão consigo mesmo e com o outro, de igual pra igual, sem classe social, sem cor, sem dedo na cara. É aquele berro preso na garganta. É tirar das ruas e dar propósito. É dar objetivo e afeto. É valorizar o invisível. Teatro resgata.

Criou coragem ou vai continuar criando desculpas?

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?