metropoles.com

Cia. Yinspiração estreia “Sonhos de Shakespeare” no Teatro Goldoni

No espetáculo, em cartaz até 4/12, personagens de clássicos do dramaturgo inglês tentam desvendar a mente de seu criador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luciano Sartoryi/Divulgação
Sonhos de Shakespeare
1 de 1 Sonhos de Shakespeare - Foto: Luciano Sartoryi/Divulgação

No ano em que se completam 400 anos da morte de William Shakespeare, a Cia. YinsPiração se junta às homenagens prestadas ao dramaturgo. Mas, em vez de uma montagem clássica ou moderna de um de seus textos, a diretora Luciana Martuchelli optou por investigar a mente do próprio autor..

Em “Sonhos de Shakespeare”, que estreia nesta sexta-feira (20/11) no Teatro Goldoni (208/209 Sul), 18 atores dão vida a personagens saídos das peças “Hamlet”, “Macbeth”, “Otelo”, “Romeu e Julieta”, “Sonho de uma Noite de Verão”, “A Megera Domada” e “O Mercador de Veneza”.

Reunidos em torno de um Shakespeare adormecido, eles tentam penetrar o último sonho do dramaturgo. Em clima onírico, atravessam labirintos obscuros na tentativa de encontrar na mente do criador a gênese ou um sentido para seus próprios dramas, que são os dramas de todos os humanos.

3 imagens
1 de 3

Luciano Sartoryi/Divulgação
2 de 3

Luciano Sartoryi/Divulgação
3 de 3

Luciano Sartoryi/Divulgação

Shakespeare, quando revela a capacidade de uma evolução humana através de um mergulho na difícil e desafiadora viagem do autoconhecimento pela reflexão de si mesmo, oferece contraste de uma evolução por uma relação consigo mesmo, e não com Deus ou deuses.

Luciana Martuchelli, diretora

Em “Sonhos de Shakespeare”, a YinsPiração quer destacar o poder transgressor da literatura e da escrita – inclusive a teatral. “Estamos revelando o imenso vazio que a perda de um poeta deixa no panteão de homens e mulheres que lutam contra o horror e nos iluminam, e que também não nos deixam esquecer da nossa efemeridade”, diz a diretora.

Aproximando-se da performance, a encenação — definida por Luciana Martuchelli como “uma instalação onírica” — conta com trilha sonora composta a partir de textos e sonetos de Shakespeare, em inglês ou traduzidos. A cenografia reforça a proposta lançada à plateia de entrar na mente do dramaturgo inglês e explorar seus paradoxos.

No extenso elenco estão André Aires, Conceição Damasceno, Daniela Barros, Enio Salles, Filipe Lima, Guilherme Cezário, Jackson Bauer, Joelma Pereira, Kélbia Aguiar, Larissa Leite, Lucio Campello, Marcos Murilo Nascimento, Mel Carneiro, Sarah Goulart, Similião Aurélio, Tauã Franco, Victor Abrão e Vivianne Bernardino.

“Sonhos de Shakespeare — Réquiem para um Poeta”
De 11/11 (sexta) a 4/12 (domingo). Sexta a domingo, às 20h. No Teatro Goldoni (Casa D’Italia, 208/209 Sul). Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Não recomendado para menores de 12 anos.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?