CCBB recebe Insetos: fábula política sobre o Brasil atual
O diretor Rodrigo Portella fala ao Metrópoles sobre as principais mensagens da peça
atualizado
Compartilhar notícia
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) traz, pela primeira vez, a peça Insetos. Produzida pelo grupo carioca Cia. dos Atores, que comemora 30 anos, a peça usa o humor e os pequenos animais para discutir a política e o êxodo da sociedade atual.
O elenco conta com Cesar Augusto, Marcelo Olinto, Susana Ribeiro (que também atuou na série O Mecanismo) e Gustavo Gasparani.
Na primeira temporada do espetáculo fora do Rio de Janeiro, Insetos faz uma brincadeira com metáforas para apresentar fortes opiniões políticas com humor. “A peça é cortante, ácida, mas também muito engraçada”, explica Portella; “Por exemplo, o gafanhoto [representa] a classe social que está interessada em tirar proveito das coisas, é mais predador. As baratas, de uma maneira, fazem uma analogia com o povo, as formigas representam os operários”, explica.
Para o diretor carioca, o Brasil sente falta de aprofundamento artístico e de investigação. “O contato com a arte tem uma capacidade enorme de desconstruir o comportamento e o pensamento normativo”, opina.
Insetos
No Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília (SCES Trecho 2), de 19 de maio a 10 de junho, quintas a domingos, às 20h. No sábado, há sessões duplas às 18h e 20h. Ingressos à venda na bilheteria do local a partir de R$ 10 (meia-entrada). Não recomendado para menores de 14 anos