Casal de surdos se emociona ao assistir espetáculo com acessibilidade
Johnnatan e a esposa, Carla, foram à estreia de A Visita da Velha Senhora, no Teatro Unip, peça estrelada por Denise Fraga
atualizado
Compartilhar notícia
Se o lazer e a cultura são direitos constitucionais de todos os brasileiros, na prática, a história é outra. A falta de investimentos no setor e a dificuldade de acesso à cultura por grande número de pessoas são notórios. A pedagoga Carla Cavalcante, de 33 anos, e o fotógrafo Johnnatan Albert, de 31, esbarram em um desafio ainda maior: a acessibilidade. Deficiente auditivo, o casal assistiu a um espetáculo teatral pela primeira vez, na última quinta-feira (19/7), na estreia de A Visita da Velha Senhora em Brasília – fica em cartaz até domingo (22/7), no Teatro Unip (913 Sul).
A montagem, protagonizada pela atriz Denise Fraga, e com elenco formado por outros 12 atores igualmente renomados, é uma das poucas realizadas no país totalmente acessível para pessoas com quaisquer tipos de necessidades especiais: além da rampa na entrada, e das poltronas reservadas para cadeirantes no teatro, a peça conta, ainda, com audiodescrição e tradução simultânea de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
“Ainda estou emocionada com o que vi. Foi muito bom poder assistir e entender tudo o que estava acontecendo”, afirmou Carla, em entrevista ao Metrópoles logo após a sessão. “O fato de ter duas intérpretes foi o diferencial. Cada uma assumia a fala de um dos atores, e reproduziram os diálogos muito bem. Não perdemos nada”, completou Albert.
A história narrada no espetáculo, dirigido pelo cineasta Luiz Villaça, tocou marido e mulher. Enquanto o fotógrafo se sensibilizou com o destino de Alfred Krank, interpretado por Tuca Andrada, Carla diz ter conseguido se colocar na pele da antagonista vivida por Fraga. “Estou arrepiada. Uma mulher passar pelo que ela passou, superar, e voltar para se vingar é sensacional”.
Por incrível que pareça, o que mais os emocionou durante o espetáculo foram os momentos musicais, bem distribuídos ao longo da montagem. “Não podemos ouvir o som, mas conseguimos sentir a vibração das canções. E é impactante”, ressalta Albert.
Falta boa vontade
O único motivo que entristece Carla e Johnnatan é perceber o quanto são raras e, segundo eles, mal divulgadas atrações com acessibilidade. Para eles, o ideal é que não só espetáculos de teatro, mas shows e todos os tipos de evento tivessem tradução. “Não é algo que custe muito para os produtores, mas para nós, faz toda a diferença. Acredito que falte apenas um pouco mais de boa vontade”, conclui Carla.
A Visita da Velha Senhora
De quinta (19/7) a sábado (21/7), às 21h, e domingo (22/7), às 18h, no Teatro Unip (913 Sul). Ingressos: R$ 35 (valor referente à meia-entrada e sujeito à alteração sem aviso prévio). À venda pelo site oficial. Informações: (61) 99677-3027. Não recomendado para menores de 14 anos