metropoles.com

Artistas lamentam morte de Zé Celso: “O teatro chora”

José de Abreu e Laerte Coutinho foram alguns dos artistas que usaram as redes sociais para fazer homenagens a Zé Celso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Repercussão famosos Zé Celso
1 de 1 Repercussão famosos Zé Celso - Foto: Reprodução

A morte de José Celso Martinez Corrêa, mais conhecido como Zé Celso, aos 86 anos, nesta quinta-feira (6/7), abalou o mundo artístico. Na web, diversos colegas deixaram mensagens de despedida para o  diretor, ator e dramaturgo brasileiro.

Zé Celso estava internado no Hospital das Clínicas, após um incêndio atingir o apartamento em que ele morava. Ele foi resgatado com a ajuda de vizinhos, teve mais de 50% do corpo atingido pelas chamas e precisou ser intubado.

José de Abreu foi um dos atores brasileiros a se manifestar. “Morreu Zé Celso. RIP. O teatro chora”, escreveu nas redes sociais.

O cartunista e chargista Laerte Coutinho também lamentou a morte de Zé Celso. “Querido. Que triste saber dessa morte”, disse.

Armando Babaioff pediu “todos os aplausos” para o fundador do Teatro Oficina. “Que dia triste. Uma perda imensa para o teatro e para o Brasil. Todos os aplausos para você são poucos. Viva Zé Celso!”, postou o ator.

Kleber Mendonça Filho, que dirigiu Bacurau e Aquarius, afirmou ter sido impactado pelo trabalho do encenista.

“Eu não sou do Teatro, mas meus filmes foram todos impactados de alguma forma por Zé Celso, com a energia de atrizes e atores, da arte e pitacos amigos de roteiro, um senso de direção e visão sobre o Brasil. Esse é o significado de um real impacto na Cultura. Obrigado, Zé Celso”.

Kleber Mendonça Filho, cineasta
5 imagens
O artista foi intubado
Dramaturgo tinha 86 anos
1 de 5

Zé Celso é um diretor, ator, dramaturgo e encenador brasileiro

Reprodução
2 de 5

Reprodução
3 de 5

O artista foi intubado

Tv Globo/Reprodução
4 de 5

Dramaturgo tinha 86 anos

Reprodução
5 de 5

Reprodução
Júlia Lemmertz se emocionou

Julia Lemmertz se emocionou ao falar sobre a morte de Zé Celso, durante participação ao vivo no Conexão Globonews. A atriz lembrou a época em que trabalhou com o dramaturgo em uma adaptação de Hamlet e foi às lágrimas ao lembrar que a filha, Luísa, do relacionamento com Alexandre Borges, também teve a chance de trabalhar com seu mentor.

“O Teatro Oficina e o Zé são familias pra gente. Ao mesmo tempo, o Zé é um cara gigante, eu me lembro da gente ensaiando e só de ver ele e as coisas que ele falava, as conexões que ele fazia… Esse homem é inacreditável, de uma potência, uma força, uma inteligência”, elogiou.

Julia Lemmertz também ressaltou a responsabilidade do meio artístico de honrar o legado deixado por Zé Celso. “Todos nós, diretores, atores, pessoas da arte… A gente tem como missão na vida honrar esse trabalho gigantesco que o Zé fez para todos”.

Julia e Zé Celso
Julia Lemmertz e Zé Celso

A atriz ainda destacou a importância de tirar do papel projeto do Parque da Bexiga, um dos maiores sonhos do dramaturgo. “Vamos fazer daquele teatro o templo do Zé e de todos nós. Um lugar de força, deencontro e para manter a chama dele. Não foi à toa que ele ardeu até o fim. É muito triste. Eu fico muito triste, ele não merecia ir embora, mas assim é a vida, a vida não faz o menor sentido. A gente fica aqui tentando buscar o sentido”, completou a artista.

Veja mais homenagens a Zé Celso na web:
7 imagens
1 de 7

Reprodução/Redes Sociais
2 de 7

Reprodução/Redes Sociais
3 de 7

Reprodução/Redes Sociais
4 de 7

Reprodução/Redes Sociais
5 de 7

Reprodução/Redes Sociais
6 de 7

Reprodução/Redes Sociais
7 de 7

Reprodução/Redes Sociais
Políticos

A morte de Zé Celso também teve repercussão entre políticos. Deputado Federal eleito por São Paulo, Guilherme Boulosfez um post no Twitter, destacando a influência do dramaturgo para as artes cênicas.

“Vá em paz, meu amigo! A rebeldia e transgressão que mudaram a história do teatro brasileiro. Viva a arte eterna de Zé Celso! Viva, Zé!”.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que “com a morte de Zé Celso Martinez Corrêa morre também uma parte do sentimento de ousadia e coragem do teatro brasileiro”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?