A dança vai invadir espaços públicos de Brasília na segunda quinzena deste mês
Mostra de Dança XYZ e Festival Internacional da Novadança levam performances a estações do Metrô, Conic, Conjunto Nacional e Setor Bancário Sul
atualizado
Compartilhar notícia
Brasília vai receber simultaneamente dois eventos de dança na segunda quinzena de fevereiro. No dia 15 começa a 18ª edição do Festival Internacional da Novadança, que prossegue até 4 de março. E entre os dias 19 a 28 ocorre a 4ª Mostra de Dança XYZ.
Os dois eventos têm programação composta por atividades de formação de bailarinos e apresentações abertas ao público. Mais que isso, são apresentações programadas para ocupar vários espaços públicos da capital.
O Novadança se espalhará por diversas estações do Metrô de Brasília, além da Usina Centro de Arte e Entretenimento e o Espaço Pé Direito, na Vila Telebrasília. A Mostra de Dança XYZ terá como base a Galeria Athos Bulcão, mas também levará performances ao Setor Comercial Sul, Conic e Conjunto Nacional.
O Festival Internacional da Novadança foi criado pelo bailarino Giovane Aguiar em 1996. “Ao longo de todos estes anos o Festival tem proporcionado ao público brasiliense apreciar espetáculos de altíssima qualidade e aos profissionais da dança a oportunidade de aperfeiçoamento de seus trabalhos”, avalia Aguiar, até hoje diretor geral do evento.
A Mostra de Dança XYZ foi idealizada pelo produtor cultural Marconi Valadares. A proposta é apresentar a grande amplitude do conceito de dança que existe dentro do rótulo “dança contemporânea”. Este ano, um dos espetáculos convidados é “Mono” (foto no alto), do piauiense Marcelo Evelin.
A quarta edição da mostra será aberta com a exposição “De Carne e Concreto – Uma Instalação Coreográfica“, da Anti Status Quo Companhia de Dança (DF), na Galeria Athos Bulcão. Haverá também a apresentação de uma performance criada especialmente pela coreógrafa Luciana Lara para a abertura do festival.