metropoles.com

Teatro Nacional reabre após 10 anos com capacidade ampliada e atrações

A reabertura da Sala Martins Pena, do Teatro Nacional Claudio Santoro, após uma década de fechamento, acontece nesta quarta-feira (18/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Foto colorida do Teatro Nacional reformado - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do Teatro Nacional reformado - Metrópoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

A reabertura da Sala Martins Pena, do Teatro Nacional Claudio Santoro, após uma década de fechamento, nesta quarta-feira (18/12), é um marco não apenas para o Distrito Federal, mas para toda a cultura brasileira. Considerado um dos maiores complexos culturais do Brasil, o espaço foi triplamente tombado e retorna à cena como um símbolo renovado, com capacidade ampliada para 480 lugares e se matendo como um monumento de celebração da arte.

“Devolver o Teatro Nacional foi um compromisso com a nossa população. Estamos entregando um símbolo da cultura nacional e esperamos que essa reinauguração aqueça os setores cultural e turístico da cidade. A reabertura da Sala Martins Pena é um passo importante para todo o DF”, declarou o Governador do DF, Ibaneis Rocha.

A restauração, que teve um investimento inicial de R$ 70 milhões, começou com a recuperação da Sala Martins Pena, mas prevê a recuperação total do espaço em etapas futuras. Embora respeitando o tombamento e a originalidade do projeto, a renovação trouxe melhorias como novos sistemas de ventilação e iluminação, acessibilidade aprimorada e a preservação das obras de Athos Bulcão.

5 imagens
Espaço retorna após 10 anos fechado
A primeira parte da revitalização contará com a reabertura do foyer e da Sala Martins Pena
Icônica fachada do Teatro Nacional Claudio Santoro
Programação traz a Orquestra Sinfônica de Brasília e a Cia. Melhores do Mundo
1 de 5

Teatro Nacional reabre nesta quarta-feira (18/12)

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
2 de 5

Espaço retorna após 10 anos fechado

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
3 de 5

A primeira parte da revitalização contará com a reabertura do foyer e da Sala Martins Pena

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
4 de 5

Icônica fachada do Teatro Nacional Claudio Santoro

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
5 de 5

Programação traz a Orquestra Sinfônica de Brasília e a Cia. Melhores do Mundo

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Entre os grandes nomes da música, da dança e do teatro que se apresentaram no Teatro Nacional Claudio Santoro, destacam-se Mercedes Sosa, Astor Piazzola, Yma Sumac, os balés russos Bolshoi e Kirov, o balé da Ópera de Paris, Paulo Autran, Fernanda Montenegro, Dulcina de Moraes, Glauce Rocha, Ziembinski, Márcia Haydé, Márika Gidali e o balé Stagium, Grupo Corpo, João Gilberto, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Paulo Gustavo.

O espaço também foi decisivo para a criação e consolidação de grupos brasilienses. Entre eles, a Cia. de Comédia Melhores do Mundo. O humorista Victor Leal, integrante da trupe, falou ao Metrópoles sobre a importância da reabertura do local para a cidade e expressou sua gratidão em poder participar do momento emblemático.

5 imagens
Poltronas, carpetes e cortinas originais foram substituídos devido à presença de materiais inflamáveis na composição
Celina visitou obras na Sala Martins Pena nesta sexta-feira (1º/9)
Interior do teatro
O teatro passa por problemas na estrutura
1 de 5

Teatro Nacional

Júnior Aragão
2 de 5

Poltronas, carpetes e cortinas originais foram substituídos devido à presença de materiais inflamáveis na composição

Tony Oliveira/Agência Brasília
3 de 5

Celina visitou obras na Sala Martins Pena nesta sexta-feira (1º/9)

Renato Alves/Agência Brasília
4 de 5

Interior do teatro

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
5 de 5

O teatro passa por problemas na estrutura

Julia Bandeira/Especial Metrópoles

“Alguns dos melhores momentos da minha vida eu passei no Teatro Nacional. Primeiro na plateia, depois no palco. A importância daquele espaço para a cidade é imensa e Os Melhores do Mundo estão muito felizes de participar da reinauguração da Sala Martins Penna. Mas continuaremos cobrando a reforma e a entrega de todas as salas do teatro”, garantiu.

Reabertura aguardada

O Teatro Nacional Claudio Santoro foi fechado em janeiro de 2014 por recomendação do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público. Na esteira da tragédia da Boate Kiss, as autoridades optaram por fechar o equipamento cultural, no qual foram encontradas 132 irregularidades. Agora, depois de 10 anos, o espaço retorna com o Projeto Viva o Teatro, que ocorrerá de 18 a 23 de dezembro.

Para abrir os trabalhos, uma velha conhecida do Teatro Nacional vai ocupar o palco da Sala Martins Pena: a Orquestra Sinfônica de Brasília. Sob regência do maestro Claudio Cohen, os músicos vão interpretar um repertório diverso, que inclui clássicos do erudito nacional, trilha sonora de filmes, canções natalinas e sucessos da música popular brasileria – além de uma homenagem ao maestro Claudio Santoro (1919-1989).

Maestro Cláudio Cohen comandará Orquestra Sinfônica de Brasília em retorno ao Teatro Nacional

“Preparamos um repertório de muita diversidade, pois é assim que entendemos Brasilia, uma cidade formada por pessoas do Brasil todo e do mundo inteiro”, contou Cohen, ao Metrópoles. O maestro também revelou que o tenor Thiago Arancam vai se apresentar. Após o show desta quarta, a orquestra dará início a temporada 2025 em 6 de fevereiro.

“É um sentimento de retornar a sua casa depois de uma longa viagem. É uma casa onde poderemos desenvolver nosso trabalho com a estrutura adequada. Para nós, após 10 anos de itinerância, é a possibilidade de evoluir ainda mais a qualidade do serviço musical”, avalia o artista.

Após a orquestra, fazem show no local a dupla Chitãozinho & Xororó, o cantor Almir Sater e a banda Plebe Rude, além do espetáculo TelaPlana, realizado pela Cia Os Melhores do Mundo (Veja a programação completa abaixo).

O que mudou?

As obras do restauro do Teatro Nacional Claudio Santoro tiveram início em dezembro de 2022. E a revitalização do espaço impunha diversos desafios, já que, em 1987, o equipamento foi declarado Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Duas décadas depois, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a nível nacional.

Foto das novas poltronas da sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro - Metrópoles
Poltronas foram trocas por material antichamas

Por isso, a primeira etapa da revitalização, que inclui o foyer e a Sala Martins Pena, respeitou os itens tombados, como os revestimentos, o padrão do palco e os painéis de Athos Bulcão. Além do restauro, a capacidade da sala foi ampliada de 450 para 480 lugares, sendo 470 poltronas e os demais assentos em áreas específicas para cadeirantes e pessoas com deficiência visual com apoio de cão-guia.

Outras partes, no entanto, precisaram ser trocadas por razões de segurança e acessibilidade, como os carpetes, das cortinas e das cadeiras, que foram substituídos por itens com materiais antichamas, mas respeitando o design original.

Programação reabertura

18/12: Concerto da Orquestra Sinfônica, às 20h (exclusivo para os operários).

20/12: Show da dupla Chitãozinho & Xororó com a Orquestra Sinfônica, às 20h (evento exclusivo para convidados).

21/12: Show de Almir Sater, às 19h30 (aberto ao público).

22/12: Espetáculo TelaPlana da companhia Os Melhores do Mundo, com sessões às 17h e 19h30 (aberto ao público).

23/12: Homenagem ao rock de Brasília com a banda Plebe Rude e convidados, às 20h (aberto ao público).

Colaborou Claudia Meireles

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?