Tatiana Nascimento vence a 1ª edição do Prêmio Pallas de Literatura
Livro Água na Maré foi escrito por Tatiana Nascimento ao longo de uma década e não encontrou editora
atualizado
Compartilhar notícia
Tatiana Nascimento, escritora, compositora, cantora e tradutora negra venceu a primeira edição do Prêmio Pallas de Literatura com o romance Água de Maré. A brasiliense demorou 10 anos para escrever o livro e outros três anos procurando editoras para publicá-lo.
“Diz muito que seja um prêmio nascido em uma atmosfera dissidente, e numa editora que nutre, faz tempo, o compromisso de publicar autorias negras. Também me parece muito significativo um prêmio sudestino, logo em sua primeira edição, selecionar uma autora centro-oestina (re)contando histórias de paixões lésbicas vividas numa cidade nordestina imaginária, que mora apenas na minha lembrança e na memória dessas páginas”, declarou.
Água de Maré parte de um conhecimento das epistemologias iorubás para trilhar a narrativa de duas irmãs, na periferia de uma Salvador inventada, que se amam, mas são muito diferentes, como Exu e Odoyá. A obra explora diversos tipos de narração, com traços estilísticos da poesia e do teatro, em uma escrita toda construída em caixa baixa.