Silvio Santos completa 86 anos: veja curiosidades sobre o apresentador
O Metrópoles selecionou oito fatos da trajetória polêmica do “Homem do Baú”
atualizado
Compartilhar notícia
Parabéns! O apresentador e dono do SBT, Silvio Santos, completa 86 anos nesta segunda-feira (12/12). Um dos principais e mais carismáticos personagens da televisão brasileira, o “Homem do Baú” reúne diversas curiosidades e polêmicas ao longo da trajetória no mundo do entretenimento.
1. Silvio para presidente
Em 1989, Silvio foi candidato à Presidência da República — na primeira eleição direta após a ditadura militar. Apesar da popularidade, o apresentador não saiu vitorioso do pleito. Fernando Collor foi eleito, depois de vencer Lula em 2º turno.
2. Criação do SBT
Em agosto de 1981, Silvio Santos venceu uma licitação e ganhou as licenças das redes Tupi e Excelsior. Assim, ele fundou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). A negociação contou com forte apoio de Dulce Figueiredo (1928-2011), esposa do general João Figueiredo (1918-1999) – que ocupava a Presidência do Brasil à época.
3. De banqueiro à bancarrota
Silvio Santos construiu um patrimônio gigantesco. Entre as empresas do grupo que administrava, estava o banco Panamericano. Porém, em 2011, após diversas denúncias de corrupção, a instituição, que possuía um rombo estimado em mais de R$ 4 bilhões, foi vendida para o BTG Pactual. A bancarrota foi parar na Justiça, com troca de acusações entre executivos e o apresentador.
4. Sequestro da filha
Patrícia Abravanel foi sequestrada em 2001. O crime ganhou repercussão nacional e o próprio Silvio Santos negociou com os bandidos. Além de obter a liberação da filha, o apresentador conseguiu evitar que a polícia atirasse em um dos criminosos. A postura dele, durante o processo, foi criticada por especialistas em segurança e autoridades policiais.
5. Casa dos Artistas
Com uma visão afiada de tendências, Silvio Santos se antecipou à Globo, ao lançar a “Casa dos Artistas”. O reality show bateu recordes de audiência, marcando 47 pontos. Na atração, o dono do SBT mostrou todo o conhecimento sobre televisão, manipulando e alterando as regras para garantir os bons números do programa.
6. O camelô que bombou
Talvez a história mais conhecida sobre Silvio seja a sua ascensão à fama. Ele começou como camelô e, mostrando talento incrível para a comunicação, tornou-se radialista e, em seguida, foi para a tevê.
7. Homenagem no carnaval
Silvio já foi tema de samba-enredo e desfile de carnaval. A Tradição, do Rio de Janeiro, homenageou o apresentador na festa de 2001. Os carros alegóricos faziam alusão a programas clássicos, como “Em Nome do Amor”, “Troféu Imprensa” e “Qual é a música?”.
8. Silvio é preconceituoso?
Nos últimos meses, Silvio Santos tem dado declarações polêmicas e contraditórias. Ao mesmo tempo que deu um puxão de orelha na filha Patrícia por conta de frases homofóbicas, o apresentador soltou palavras consideradas ofensivas.