metropoles.com

Fã de Villa-Lobos, Shota Nakama detalha trabalho no jogo Marvel Rivals

Compositor de trilhas sonoras para videogames, o japonês participou do evento D23 Brasil e foi entrevistado pelo Metrópoles

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Disney Brasil/Reprodução
Shota Nakama - Metrópoles
1 de 1 Shota Nakama - Metrópoles - Foto: Disney Brasil/Reprodução

São Paulo — Produtor e compositor da trilha sonora do jogo inédito Marvel Rivals, Shota Nakama é conhecido entre os gamers brasileiros por obras como Final Fantasy e Sonic Symphony. Ele participou do evento D23 Brasil, da Disney, que ocorreu entre 8 e 10 de novembro, e animou o ambiente com a Video Game Orchestra. Em entrevista ao Metrópoles, o japonês detalhou o novo trabalho no segmento de videogame.

Marvel Rivals - Metrópoles
O videogame Marvel Rivals será lançado em dezembro

 

Marvel Rivals

Previsto para estrear em dezembro, Rivals será o próximo videogame de heróis desenvolvido e publicado pela NetEase Games em colaboração com a Marvel Games. Com 27 personagens da Marvel Comics, o jogo será lançado para Microsoft Windows, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

“Estou trabalhando em Marvel Rivals com um amigo meu, o compositor Masahiro Oki. Ele atende pelo nome de Godspeed. Acho que essa trilha sonora será provavelmente a mais memorável, porque nós realmente valorizamos a autenticidade com a Marvel”, destaca Nakama.

“Quando temos os eventos japoneses, vamos ao Japão para rastrear os instrumentos. E quando temos países africanos, vamos à África para gravar coisas. Vamos a Viena para gravar orquestra. Então, nós permanecemos fiéis à cultura também”, completa o produtor musical.

Para Nakama, a diferença da trilha sonora de video game em relação a outros formatos, como filmes e animações, é o apego que resulta do longo tempo de escuta: “A música de videogame é tão especial porque, quando está jogando, você não sabe quanto tempo vai durar uma fase ou a segunda fase. Você sabe, por meio da jogabilidade e você ouve a música repetidamente, e repetidamente, e é como se, ao mesmo tempo, houvesse o impacto emocional do jogo também.”

De acordo com o japonês, o maior desafio de criar sons para videogames é entregar um resultado interessante, mas que, ao mesmo tempo, não distraia o player. “A função da música é ser uma parte do jogo, não a protagonista. É preciso encontrar o equilíbrio certo”, garante.

Shota Nakama - Metrópoles
Shota Nakama mescla rock e orquestra

 

Shota Nakama no Brasil

Além de ter conquistado brasileiros pela sonoridade em português do próprio nome, que virou meme, Shota Nakama é apaixonado por açaí e se sente “em casa” no país latino-americano. Ele conta que é fã de música brasileira, principalmente Villa-Lobos, que o produtor musical tocou no mestrado em violão clássico, e a banda de metal Angra, a qual não sai das playlists pessoais do japonês.

“Sinto que há muitas semelhanças entre minha cidade natal, Okinawa, com o Brasil. É uma pequena ilha tropical ao sul do Japão. Quando venho aqui, sinto que me encaixo perfeitamente, me sinto confortável”, celebra.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?