Sesi Lab recebe exposição Trabalhadores, de Sebastião Salgado
Seleção de 150 fotografias de Sebastião Salgado volta a ser exposta ao público brasileiro, em Brasília, após intervalo de 20 anos
atualizado
Compartilhar notícia
O Sesi Lab receberá a exposição Trabalhadores, de Sebastião Salgado. A aclamada seleção de 150 fotografias do artista sobre o mundo do trabalho em diferentes países ficará em cartaz de 26 de agosto a 28 de janeiro de 2024.
“Realizei esse projeto com imenso prazer e orgulho por fazer parte dessa espécie de construtores, apesar, é claro, das condições muitas vezes difíceis e desumanas em que o trabalho era realizado. É uma alegria poder voltar a apresentar este trabalho fotográfico no Brasil”, ressalta Sebastião Salgado.
Com curadoria de Lélia Wanick Salgado, a exposição retrata o resultado de buscas do Sebastião Salgado em representar os processos manuais de produção ainda existentes, antes que desaparecessem completamente.
Construída a partir de viagens realizadas entre 1986 e 1992, Trabalhadores oferece uma espécie de arqueologia visual da Revolução Industrial, período em que o trabalho manual foi o eixo central da vivência de mulheres e homens pelo mundo.
“Nesse projeto quis documentar o fim da primeira grande revolução industrial, na qual o trabalho era extremamente importante. Durante seis anos, viajei pelo mundo em busca da presença da mão humana na produção. Máquinas inteligentes estavam chegando às linhas de produção. Os computadores e a robotização estavam começando a substituir a força de trabalho”, destaca Salgado.
Trabalhadores
De terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Já aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. A entrada pode ser emitida na plataforma da Sympla ou na bilheteria física por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). O mesmo bilhete dá acesso, também, a todas as galerias de longa duração no local