Conheça o brasiliense Samuka, sucesso no America’s Got Talent
Em entrevista exclusiva ao Metrópoles, Samuka conta como chegou aos palcos da competição e conheceu o ator Terry Crews: “Foi surreal”
atualizado
Compartilhar notícia
Recentemente, um jovem brasileiro, de 27 anos, dançando no palco do programa America’s Got Talent, chamou atenção do mundo. Conhecido carinhosamente como “Samuka”, Samuel Henrique, natural do Recanto das Emas, cidade administrativa do Distrito Federal, superou vários desafios após ter amputado a perna direita aos 13 anos durante batalha contra o câncer, transformando sua vida e carreira em uma inspiração.
Em entrevista exclusiva ao Metrópoles, o dançarino de breaking conta que teve o primeiro contato com o estilo artístico em 2010, por meio do “Expresso Ação”, projeto social em sua cidade natal.
Mas, foi durante o tratamento da doença que ele se interessou pelo breakdance. “Eu estava naquela batalha do câncer, tive que amputar a perna e depois que voltei para casa, falei: ‘Mano, e agora? O que eu vou fazer da minha vida?’ Vi alguns vídeos na internet, um cara do Japão, Tommy Guns, que dançava break com uma perna, ele foi referência para mim”, disse.
“Há dois meses, fui campeão mundial no Japão e ele estava lá. Então a primeira coisa que eu fiz foi pegar o troféu, dar para esse cara e falar :’Mano, campeão, aqui é você, você salvou uma vida’. Eu quero ser igual a ele hoje, quero ser uma referência e a mensagem que eu deixo é que o limite mora na cabeça”, completa.
Atualmente morando em Calais, no norte da França, o rapaz viaja o mundo com o grupo Ill-Abilities e participa de competições e apresentações motivacionais.
Confira entrevista completa:
Samuka com Terry Crews, o “Pai do Chris”
O vídeo da apresentação na competição de talentos americanos bombou após ser compartilhado pelo ator Terry Crews. “Foi surreal, já era muito fã dele e só de estar no programa eu já estava superrealizado”, revelou empolgado.
O convite aconteceu através de um e-mail que, no primeiro momento, Samuka acreditou ser fake. “Cheguei em Los Angeles, Califórnia, para participar de um campeonato, e acabei caindo de paraquedas no Got Talent. Foi uma experiência louca na minha vida”, afirma o artista.
“Parecia um filme, lembrando de tudo que eu já passei na minha vida, cada coisa que eu já tive que lutar e ultrapassar. Estar ali foi um presente. A energia que a galera me deu no momento também foi algo surreal, foi algo que me fez querer cada vez mais estar ali. Foi um sonho, e hoje com tudo que está acontecendo, ainda estou um pouco anestesiada, sem acreditar vezes, mas muito feliz.”, conta o artista, que participou do filme Dançarina Imperfeita, da Netflix.
“Algumas pessoas falam que eu perdi a perna, mas na verdade eu ganhei asas. Então é isso, valorizar. Assim como eu tive um incentivo, alguém que foi referência para mim no passado.”
Ovacionado
Após a apresentação no America’s Got Talent, Samuel foi aplaudido de pé pela plateia e pelos jurados. Simon Cowell, um dos avaliadores, exaltou o show de dança do rapaz: “Vou te dizer, todo o Brasil e o mundo inteiro estão vendo isso e aplaudindo você”.
“Às vezes eu quero dar (nota) 10, às vezes 11, mas você é um 12. Você é uma verdadeira inspiração”, completou o jurado.
Samuka recebeu um “sim” de todos os quatro jurados, Howie Mandel, Heidi Klum, Sofia Vergara e o próprio Simon Cowell. Agora, o rapaz vai para a outra etapa do programa de talentos.