Samba raiz e axé levam 20 mil foliões ao bloco Eduardo & Mônica
Festa esquenta o Complexo Yurb, no Setor de Clubes Sul, neste domingo (23/02/2020)
atualizado
Compartilhar notícia
Com a proposta de tocar do samba raiz ao axé music e à MPB, o bloco Eduardo & Mônica começou a esquentar o Complexo Yurb, no Setor de Clubes Sul, neste domingo (23/02/2020), por volta das 15h. Às 17h30, segundo a organização do evento, o local já contava com 20 mil pessoas.
Até o final da festa, prevista para acabar à meia-noite, se apresentarão, além da banda oficial, atrações como o Bloco Teteretê, Peçanha e Banda, Cordel do Samba e DJs Maffra, Cotonete e Paula Torelly.
Para curtir a balada, o público caprichou na fantasia. Raquel Corazza e Rodrigo Bonna prestigiaram o bloco pelo segundo ano. No último, vieram de princesa Leia e Han Solo, da saga Star Wars. Em 2020, o traje faz homenagem a uma outra produção: Stranger Things. Ambos foram de caça-fantasmas, fazendo referência a um episódio da série que reverencia o clássico do cinema dos anos 1990.
“Nos dedicamos muito à fantasia. Tem que ser, né?”, destaca Raquel. Os dois reservaram o domingo de Carnaval para ir ao bloco porque consideram que é um dos melhores programas para se fazer em Brasília na data. “Gostamos da pluralidade dos sons”, ressalta Rodrigo.
Lalyne Lua e Thiago Freitas, apesar de terem decidido na véspera os adereços que usariam no domingo, surpreenderam com a criatividade empregada na fantasia. A dupla chamava a atenção por onde passava.
“Estamos de casamento marcado, cheio de dívidas. Virei para ela e disse: ‘Vamos de noivos quebrados’”, brinca Thiago, que caprichou na maquiagem de abatido e carregava uma placa com os dizeres “Pagando o casamento”.
Este é o quarto ano do bloco brasiliense que tem como marca a pluralidade de gêneros musicais. Em 2019, mais de 30 mil pessoas participaram da folia – mesmo com chuva. A estrutura para 2020, no entanto, conta com várias tendas para garantir a festa em caso de mau tempo.
Além disso, a banda oficial, comandada por Marquinho Vital, Meolly e Diogo Villar, preparou um repertório com mais de duas horas e meia de show – com clássicos do Legião Urbana, Raimundos, Plebe Rude, Cássia Eller, Capital Inicial, Natiruts, Maskavo, entre outros grupos.
No espaço há dois palcos, um destinado às atrações principais e outro alternativo, em que se apresentarão bandas locais. O lugar também conta com camarotes, um deles do Metrópoles.
Rafaella Camargo, Bruna Alessandra e Franciene Rodrigues marcam presença no bloco todos os anos e, desta vez, trouxeram os amigos mineiros Thiago Gontijo e Jorge Rairton para conhecerem o Carnaval brasiliense, que “já é um dos mais populares do país”.
“É o melhor evento, gostamos de todas as atrações e também tem a questão da segurança”, frisa Rafaella.
“Esta é nossa casa, onde nos sentimos bem. A gente criou uma marca no Carnaval de Brasília, prestigiando bandas daqui, e acho que é isso que atrai tanta gente. As pessoas se identificam com o Eduardo & Monica”, afirmou Diogo, um dos músicos do bloco.
Ceilândia
Moradores de Ceilândia aproveitaram o Carnaval neste domingo com muito axé e funk na área central da cidade. Para a folia, foi montado um palco no estacionamento em frente à Feira Permanente da região administrativa.
Esta é a 25ª edição do bloco Menino da Ceilândia. Além da estrutura projetada para o evento, o bloco contou com carro de som, dançarinos de frevo e bonecos de Olinda.