metropoles.com

Sam Shepard, ator e dramaturgo, morre aos 73 anos

Um dos grandes autores de sua geração, Shepard ganhou o Pulitzer pela peça “Buried Child” e foi indicado ao Oscar por “Os Eleitos”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Larry Busacca/Getty Images
sam shepard “Cold In July” Portraits – 2014 Sundance Film Festival
1 de 1 sam shepard “Cold In July” Portraits – 2014 Sundance Film Festival - Foto: Larry Busacca/Getty Images

Sam Shepard, ator e dramaturgo, morreu neste domingo (30/7), aos 73 anos. Considerado um dos grandes autores de teatro da sua geração, o americano tinha esclerose lateral amiotrófica e faleceu em casa, no Kentucky, ao lado de familiares, segundo o site “Broadway World”.

Autor de 44 trabalhos para teatro, além de ensaios e livros de contos, Shepard passou a equilibrar a frutífera carreira de dramaturgo com a de intérprete a partir dos anos 1970.

5 imagens
"Falcão Negro em Perigo" (2002)
"Amor Bandido" (2012)
"Bloodline", série da Netflix
"O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Roberto Ford" (2007)
1 de 5

Sam Shepard atraiu indicação ao Oscar pela interpretação do aviador Chuck Yeager em "Os Eleitos" (1983)

Divulgação
2 de 5

"Falcão Negro em Perigo" (2002)

Hulton Archive/Getty Images
3 de 5

"Amor Bandido" (2012)

Jim Bridges/Roadside Attractions
4 de 5

"Bloodline", série da Netflix

Saeed Adyani/Netflix
5 de 5

"O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Roberto Ford" (2007)

Warner Bros./Divulgação

 

“Buried Child” (1979), a peça que o tornou conhecido nos Estados Unidos, venceu o prêmio Pulitzer ao narrar o desmantelamento do chamado “sonho americano”. Em 2009, Shepard recebeu a medalha PEN/Laura Pels Award, entregue a mestres do teatro, pelos serviços prestados à dramaturgia americana.

Entre filmes alternativos e populares, Shepard também nutriu uma trajetória de respeito no cinema e na televisão. O talento para escrever levou Shepard a dividir com L. M. Kit Carson o roteiro de “Paris, Texas” (1984), cultuado filme do alemão Wim Wenders.

Indicado ao Oscar de ator coadjuvante por “Os Eleitos” (1983), o intérprete atraiu nomeações ao Globo de Ouro e ao Emmy pela performance no telefilme “Dash and Lilly”, na qual representou o escritor Dashiell Hammett.

A carreira no cinema teve seu primeiro grande momento em “Cinzas do Paraíso” (1978), filme de Terrence Malick. Shepard acumulou vários papéis em filmes populares: “Louco de Amor” (1985), “O Dossiê Pelicano” (1993), “A Senha: Swordfish” (2001), “Falcão Negro em Perigo” (2002), “Stealth – Ameaça Invisível” (2005), “O Homem da Máfia” (2012) e “Tudo por Justiça” (2013).

Alguns de seus trabalhos recentes mais interessantes foram parcerias com o diretor Jeff Nichols: “Amor Bandido” (2012) e “Destino Especial” (2016). Visto recentemente na série “Bloodline”, da Netflix, Shepard estrelou o ainda inédito “Never Here”.

Nascido no estado de Illinois, Shepard cresceu em ambiente rural e chegou a flertar com estudos de agricultura antes de ser fisgado pela arte. No começo dos anos 1960, ele passou a circular pela cena Off-Off-Broadway e a escrever os próprios textos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?