metropoles.com

Saiba quem fez Xuxa pedir desculpas por fala sobre presidiários

Apresentadora foi criticada por fala contra presidiários e gravou vídeo de desculpas após ver comentário negativo de colunista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Twitter/Reprodução
Xuxa polêmica
1 de 1 Xuxa polêmica - Foto: Twitter/Reprodução

A apresentadora Xuxa foi protagonista de uma polêmica na internet na noite de sexta-feira (26/3), após defender que presidiários sejam cobaias de testes de remédios e vacinas. Ela pediu desculpas nas redes sociais, mas a retratação foi motivada por um colunista.

A declaração de Xuxa foi dada durante uma live promovida pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para debater os direitos dos animais. Segundo ela, como cobaias, pessoas privadas de liberdade “pelo menos serviriam para alguma coisa antes de morrer”.

“Acho que, com remédios e outras coisas, eu tenho um pensamento que pode parecer muito ruim para as pessoas, desumano. Na minha opinião, existem muitas pessoas que fizeram muitas coisas erradas e estão aí pagando seus erros para sempre em prisões, que poderiam ajudar nesses casos aí, de pessoas para experimentos “, afirmou Xuxa.

Ela continuou: “Aí vem o pessoal dos direitos humanos dizer que não podem ser usados. Mas se são pessoas que está provado que irão passar 60, 50 anos na cadeia e que irão morrer lá, acho que poderiam usar ao menos um pouco da vida delas para ajudar outras pessoas. Provando remédios, vacinas, provando tudo nessas pessoas”.


A fala gerou uma série de reações negativas na internet. Internautas acusaram Xuxa de ser preconceituosa e racista contra a população carcerária — composta, em sua maioria, por pessoas negras, que representam 66,7% dos presos, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Uma das críticas chamou a atenção da apresentadora: a de Anderson França. Colunista do Metrópoles, França é ativista social, roteirista e escritor indicado ao prêmio Jabuti pelo livro Rio em Shamas.

Nas redes sociais, ele publicou um texto criticando a fala da apresentadora. Anderson disse que estava tão preocupado com a população carcerária quanto com o linchamento que Xuxa poderia sofrer nas redes sociais.

“Eu vou dizer uma coisa que não devia, isso é papel de quem cuida da imagem dela, mas eu vou fazer isso porque eu não quero ver mais uma pessoa, referência de tanta coisa, ter a reputação destruída. E em tempos de internet, cancelamento, linchamento, sabemos que isso afunda carreiras. Embora não acredite que alguém vá me ouvir, quero dizer pra Xuxa: antes de dormir, faz uma retratação do que você disse”, escreveu o ativista.

4 imagens
Xuxa Meneghel
Ela venceu processo contra policial militar por danos morais
1 de 4

Colunista Anderson França

Reprodução/Instagram
2 de 4

Xuxa Meneghel

Twitter/Reprodução
3 de 4

Ela venceu processo contra policial militar por danos morais

Reprodução/Redes Sociais
4 de 4

@xuxamenegheloficial/Instagram/Reprodução

Anderson continuou: “Já há textos sendo escritos te posicionando como uma mulher branca, loira, rica, privilegiada e racista. E isso, quando cola numa biografia, nunca mais sai. Então eu sou do ‘pessoal dos Direitos Humanos’ e estou tão preocupado com os presidiários, maioritariamente negros, presos como resultado de uma sociedade excludente, racista e doente, como estou preocupado contigo, uma artista mulher, que conheceu a violência de gênero”.

O escritor pediu que Xuxa se retratasse “antes de dormir”, já que, na manhã seguinte, o nome da Rainha dos Baixinho estaria “no mundo, da maneira mais negativa possível”. Ele também avaliou o posicionamento da artista como “gravíssimo”.

“As horas estão passando e tua carreira e tua paz valem mais que isso. É só um papo. Não quero ver mais ninguém sendo alvo de cancelamento. Mas agora, Xuxa, é contigo. Não subestime a multidão. O que você disse é gravíssimo”, publicou.

Pedido de desculpas

Depois da publicação de França, Xuxa gravou um vídeo pedindo desculpas, durante a madrugada, e disparou: “Acabei de ler muitas coisas e uma delas foi do Anderson França, onde ele disse que achava que eu deveria falar com as pessoas antes de dormir. Você tem toda a razão, Anderson. Por isso estou aqui. Obrigada, você foi muito sensato com suas palavras”.

“Eu estou aqui pedindo desculpas para todos vocês. Eu, que não usei as palavras corretas. Pensei uma coisa, pensei em muitas coisas…. Quis falar sobre muitos assuntos, e não fugir do assunto principal, que era dos animais, dos maus-tratos e de pessoas que fazem muitas coisas maltratando vidas. E também julguei, também maltratei”, afirmou a apresentadora.

Rebatendo as críticas e acusações sobre racismo, a apresentadora disse que não pensou sobre o assunto. “Algumas pessoas usaram a expressão, que eu fui falando sobre raças, sobre negros, sobre presidiários negros e pobres. Mas não me passou nada disso pela cabeça. O que me passou foi uma pessoa que estupra uma criança, que fica anos em um presídio e poderia pensar em ajudar as pessoas de outras maneiras. É errado? é errado. Me expressei mal?, me expressei mal”.

“Sou grato”

Na tarde deste sábado (27/3), Anderson publicou um novo texto, agradecendo a apresentadora pelo posicionamento. “Eu sou grato por você ter lido, e pensado sobre as suas palavras. Fico com esperança que você possa, a partir deste episódio, refletir sobre a importância de outras lutas que, se juntas, promovem o bem de todos os seres viventes”, escreveu.

Anderson ainda afirmou que está sendo criticado por internautas, que o acusam de ser “passador de pano de nazista”. No entanto, o ativista afirmou que está acostumado com as reações negativas na internet.

“Estou, por uns, sendo aplaudido. Por outros, sendo chamado de passador de pano de nazista. No caso, a nazista, seria você. Eu estou muito acostumado com as reações aqui na internet. Eu admito que sou um lixo de pessoa, porque é uma verdade. Mas me conforta saber que cada pessoa atrás de um comentário, bom ou mal, é uma pessoa lixosa, tanto quanto eu. E isso independente de gênero, raça e classe. Aqui tem os que fazem merda, e os que ainda não foram descobertos. Simples”.

Por fim, França disse que Xuxa deve procurar pessoas que a ajudem a “evoluir no discurso”. “Por isso, espero que você encontre pessoas que reverberem tua reflexão, e possam colaborar com a tua evolução no discurso. Para mim, importa mais que o teu legado seja o mais democrático, amplo, racialmente letrado e humanista possível”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?