Rússia x Ucrânia: 5 filmes e séries no streaming para entender a crise
Lista inclui o documentário As Testemunhas de Putin, que está no Now e será exibido no Canal Brasil nesta sexta (25/2)
atualizado
Compartilhar notícia
A ofensiva de tropas russas na Ucrânia pôs o mundo todo em alerta e levou muita gente a se perguntar como a relação entre os dois países asiáticos virou uma guerra. Para compreender o conflito, é preciso fazer uma retrospectiva histórica, voltando à política do Império Russo e ao papel da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e da União Soviética, extinta em 1991, na crise.
Felizmente, há filmes e séries que podem ajudar a compreender o contexto atual e a realidade nas regiões em conflito. Pensando nisso, o Metrópoles elenca 5 produções para você assistir e se informar.
Confira!
Sombra de Stalin (2019)
No filme, disponível na Netflix, um jornalista galês Gareth Jones arrisca a vida para expor a verdade sobre a fome devastadora na União Soviética no início dos anos 1930.
Catarina A Grande (2019)
Disponível no HBO Max, a minissérie lançada em 2019 retrata o reestabelecimento do Império russo, no século dezoito, nos últimos anos do reinado de Catarina. Ao lado de seu amado, a monarca traça um plano que leva a expansão do território russo sobre áreas ucranianas, mais especificamente na região da Crimeia, ponto estratégico para ambos os países. A região está sob domínio russo desde 2014 após invasão e anexação à Rússia.
Chernobyl (2019)
Também disponível na HBO Max, Chernobyl explica a importância da cidade-fantasma, localizada a noventa quilômetros da capital ucraniana, Kiev.
O local foi palco do maior acidente nuclear da história, quando um reator explodiu durante um teste de segurança na usina, liberando 200 toneladas de material radioativo na atmosfera. Na época, as autoridades russas tentaram encobrir o acidente. O desastre e sua repercussão foram fatores cruciais no processo de desmantelamento da União Soviética.
O Senhor da Guerra
No catálogo da Amazon Prime tem o filme O Senhor da Guerra. Nele, um agente incorruptível da Interpol persegue um negociante de armas chamado Yuri Orlov, que ficou milionário se aproveitando do fim da Guerra Fria, do colapso da União Soviética e do crescimento do terrorismo internacional para fazer negócios em todas as partes do mundo.
As Testemunhas de Putin
A partir de um registro de rara intimidade, o diretor Vitaly Manskiy, cineasta russo contratado por Vladmir Putin para a campanha presidencial no ano 2000, revisita as imagens duas décadas depois e traça uma oposição ao próprio trabalho que ajudou a colocar o líder autoritário no poder, trazendo uma pequena amostra do que o povo russo enfrentaria sob a sua tutela nos anos seguintes. O documentário será exibido nesta sexta-feira (25/2) às 20h45 pelo Canal Brasil. A produção também está disponível no Now.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos.