Roteiristas de Hollywood preparam greve e prejuízo pode ser bilionário
Milhares de roteiristas em Hollywood ameaçam iniciar uma greve nesta segunda-feira (1º/5) em busca de melhores condições de trabalho
atualizado
Compartilhar notícia
Milhares de roteiristas em Hollywood se preparam para uma greve nesta segunda-feira (1º/5). Os profissionais estão apoiando o sindicato dos roteiristas (Writers Guild of America), que não chegou em um acordo com os principais estúdios e plataformas de streaming para melhores condições de trabalho.
As reinvindicações passam, principalmente, por salários melhores e maior participação nos lucros do streaming. Fontes da AFP dizem que nunca houve tantos roteiristas trabalhando pelo salário mínimo estabelecido pelos sindicatos.
“Todo mundo sente que vai haver uma greve”, disse um roteirista de televisão de Los Angeles, que pediu para não ser identificado. A indústria, por sua vez, apoia o corte de custos por conta do atual momento econômico do país.
Caso a greve se confirme, talk shows noturnos não serão apresentados e filmes e séries de TV devem sofrer com atrasos no lançamento. A última vez que houve um conflito deste tipo em Hollywood, em 2007, os escritores pararam de trabalhar por 100 dias, custando à indústria do entretenimento de Los Angeles cerca de US$ 2 bilhões.