Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça, representará o Brasil no Oscar
O longa Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, fala sobre os cinemas de rua e disputou a representação no Oscar com outros 4 filmes
atualizado
Compartilhar notícia
O filme Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, foi o escolhido para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2024. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (12/9) pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.
O documentário estreou no Festival de Cannes, em maio deste ano, e fez sucesso também no 51º Festival de Cinema de Gramado, em agosto. No longa em que trabalhou por sete anos, Kleber tem os cinemas de rua de Recife (PE) como tema central, mas também fala sobre a transformação acelerada dos centros urbanos.
Retratos Fantasmas foi o escolhido a partir de uma lista de 28 filmes, dos quais foram escolhidos cinco finalistas. A produção do diretor de Aquarius e Bacurau concorreu com Estranho Caminho, de Guto Parente; Noites alienígenas, de Sergio de Carvalho; Nosso sonho — A história de Claudinho e Buchecha, de Eduardo Albergaria; Pedágio, de Carolina Markowicz; e Urubus, de Claudio Borrelli.
Como uma celebração aos cinemas de rua, o longa teve pré-estreia no Cine Brasília, na capital do país, e chegou às salas comerciais em 24 de agosto. Até agora, foi visto por aproximadamente 50 mil pessoas no Brasil.
Os responsáveis pela seleção do filme brasileiro para o Oscar do próximo ano foram Affonso Beato, Alessandra Krueger, Andre Carreira, Ane Siderman, Carlos Alberto Mattos, Cecilia Amado, Clarisse Goulart, Cristiana Rodrigues Cunha, Diane Maia, Estevão Ciavatta, Fernanda Parrado, Gabriel Martins, Hsu Chien, Ilda Santiago (presidente), João Vieira Jr., Magali Wistefelt, Michel Tikhomiroff, Renato Barbieri, Sol Moraes, Tatiana Carvalho Costa, Virginia Cavendish e Walter Lima Junior. A lista completa de concorrentes à premiação estará disponível em 23 de janeiro.