metropoles.com

René Sampaio fala sobre Eduardo e Mônica e série com Bruna Marquezine

Eduardo e Mônica, do diretor brasiliense René Sampaio, disputa em 11 categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Foto colorida de René Sampaio - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de René Sampaio - Metrópoles - Foto: Divulgação

O diretor René Sampaio se consagrou no cenário nacional dirigindo longas inspirados na Legião Urbana. O mais recente, Eduardo e Mônica (2021), disputa 11 categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e foi um dos principais lançamentos nacionais dos últimos anos. Além do reconhecimento nas teleonas, o cienasta brasiliense levará o DF para as telinhas na série Amor da Minha Vida, com Bruna Marquezine.

René avalia que o sucesso de Eduardo e Mônica – filme que estreou diretamente no cinema, mesmo em meio às incertezas da pandemia de Covid-19 – está ligado também à origem do roteiro: a faixa de sucesso da Legião Urbana.

“É também muito simbólico que uma obra adaptada de uma música tão Brasiliense, feita há 37 anos, tenha esse poder de atração tão grande, um significado importante para o público, que fez com que as pessoas se aventurassem a sair de casa, após momentos tão difíceis, para poder conferir em primeira mão. Já somos vencedores por termos passado por tudo isso”, vibra o diretor.

“O longa também passou por importantes festivais, como o Internacional de Miami, Marselha e Edmonton, no Canadá, onde foi premiado como melhor filme estrangeiro. Além disso, venceu o Labriff de Los Angeles onde foi premiado em mais 5 categorias e também recebeu o prêmio da crítica do Rio de Janeiro e da APCA para o Leone a a Alice, em São Paulo. São muitos momentos felizes que tivemos com essas importantes distinções que o longa e os profissionais receberam”, lembra.

Uma Brasília diferente

Além de apresentar a Legião Urbana para uma nova geração, René faz parte dos brasilienses que se esforçam para desvincular a capital da política. Ou, ao menos, mostrar um lado da cidade que parece desconhedido por muitos brasileiros.

“A Brasília que busco no cinema é também escancarar o contraste entre a Brasília do sonho modernista e a Brasília da realidade. A capital do noticiário nacional é fria e muito focada em política. Os filmes são quentes e vivos como os brasilienses”, avalia o diretor.

14/12/2021. Brasília-DF. Entrevista com elenco e direto do filme Eduardo e Mônica. Fotos: Matheus Veloso/Especial Metrópoles
René Sampaio é o diretor do longa Eduardo e Mônica

René, no entanto, sabe que, ao menos para os brasilienses, há trechos das produções que são quase uma reverência à cidade.

“Escolhemos algumas locações conhecidas como o Parque da Cidade e o Congresso Nacional, mas foram usadas como os brasilienses faziam. A brincadeira das sombras e nas cúpulas do Congresso é algo que era muito comum nos anos 1980, mas que hoje não é mais permitida. Quem é de fora sempre me pergunta que locação é aquela em que eles sobem nos “quadrados” se referindo à lateral do Teatro Nacional”, explica.

De Hollywood para Brasília

Bruna Marquezine estreia, nesta quinta-feira (17/8), sua carreira internacional no blockbuster Besouro Azul, da Warner Bros. Porém, há alguns meses, a estrela de Hollywood esteve aqui no Distrito Federal para gravar cenas da série Amor da Minha Vida, para o Star+.

Foto colorida de René Sampaio e equipe filmando série em Brasília
René Sampaio e equipe

“Essa série é também uma viagem afetiva e tive a oportunidade de filmar agora no Cine Drive-In e no Nicolândia, que fazem parte da minha vida e, acredito, das de tantos outros brasilienses. Aliás, o Drive-In foi muito importante no lançamento de Eduardo e Mônica e também de Faroeste Caboclo”, comenta René.

Sobre a produção, o diretor informa que não pode falar muito, mas antecipou um pouco sobre a personagem de Bruna Marquezine.

“A Bia é brasiliense e bastante imatura e não tem uma boa relação nem com a mãe, que ainda mora na cidade, nem com as suas memórias de Brasilia. Veremos a cidade pelos olhos dela, no início com certo viés crítico sobre a nossa capital. Como isso vai mudar ao longo da série? Pergunta que será respondida pra quem assistir aos 10 episódios quando forem ao ar”, conclui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?