Reese e Hello Sunshine: como a atriz mudou a forma de produzir longas
Reese Whinterspoon e a Hello Sunshine transformaram a indústria ao abordar personagens femininos nos cinemas, nos streamings e nos livros
atualizado
Compartilhar notícia
Se você gosta de livros e, principalmente, de adaptações de obras literárias para filmes ou séries, certamente já se interessou por Daisy Jones & The Six ou Pequenos Incêncios em Toda Parte. Além de serem produções do Prime Video, os dois seriados têm em comum a produção com a assinatura da Hello Sunshine. E, se você não parou para prestar atenção, todos os longas-metragens e séries para os streamings feitos pela produtora tem como principal foco as mulheres, o poder feminino e o empoderamento.
Isso tudo funciona por um mecanismo simples comandado por ninguém menos do que a eterna “Legalmente Loira”: a atriz Reese Whiterspoon. Desde novembro de 2016, data de fundação da Hello Sunshine, a estrela transformou a produtora em uma fábrica de hits e se tornou nome importante no mercado audiovisual, principalmente quando se considera a pulverização das plataformas de streaming.
A Hello Sunshine
Se você quer mudar histórias, você precisa mudar os contadores de histórias
Reese Whinterspoon
Witherspoon fundou a Hello Sunshine em 2016 ao lado de Seth Rodsky, Otter Media e Sarah Harden, um consórcio focado em contar histórias femininas em filmes, TV e plataformas digitais. O mais curioso da produtora é que os seus filmes surgem, em grande maioria, do Reese’s Book Club x Hello Sunshine, um clube do livro comandando pela atriz.
O “book club” funciona da seguinte forma: Witherspoon anuncia uma nova escolha de livro todos os meses em seu Instagram e o clube deve trazer histórias de mulheres. Os integrantes reúnem mais de 500 mil seguidores na rede social e mais de 700 mil fãs no Facebook.
Deixo aqui alguns exemplos: mais recentemente, a Hello Sunshine lançou Daisy Jones & The Six na Amazon Prime Video. A produção é baseada no livro homônimo de Taylor Jenkins Reid, e chegou às mãos da atriz antes mesmo de ser publicado, por meio de uma funcionária da produtora que era amiga da autora. Aliás, quando livro saiu, o seriado já estava com o piloto gravado. O mesmo aconteceu com Um Lugar Bem Longe Daqui, de Delia Owens, e A Última Coisa que Ele me Falou, obra de Laura Dave que ganhará série na Apple TV+ em breve.
Ver esta publicação no Instagram
GIRL POWER!
Desde a sua criação, a Hello Sunshine assinou produções como Big Little Lies, Little Fires Everywhere, Truth Be Told e The Morning Show. Mais recentemente, foi responsável por Um Lugar Bem Longe Daqui, Recomeço, Something from Tiffany’s, Na Sua Casa ou na Minha e Daisy Jones & The Six.
Se você não percebeu, todas as produções têm como foco o poder feminino e a força das mulheres, mesmo que retratadas das mais diferentes formas e nos mais diversos âmbitos. Kya, de Um Lugar Bem Longe Daqui, é uma criança abandonada e solitária, enquanto as meninas de Big Little Lies são completamente diferentes, mas conseguem construir uma forte amizade.
Além do foco no poder feminino — que não para somente no quesito fazer filmes e séries sobre mulheres fortes, mas também na contratação de uma equipe de pré e pós-produção majoritariamente feminina —, Reese também dominou os streamings: a atriz assina produções na Netflix, na Amazon Prime Video, na Apple TV+, no Hulu e na HBO Max, além de ter fechado negócio em produções exclusivas para os cinemas, como a Sony Pictures.
Mesmo que ainda continue atuando, Reese Whinterspoon prova que é uma grande jogadora no mundo empresarial e se preocupa em espalhar a força feminina para o universo machista e opressor de Hollywood.
Afirmando que a produtora serve para “defender as histórias das mulheres no mais alto nível”, a Hello Sunshine já faturou 15 estatuetas de prêmios renomados e conta com 60 obras literárias do clube do livro na lista dos mais vendidos do NY Times.