metropoles.com

Graphic novel brasiliense “Finion” explora colonização de novo planeta

A ficção científica, escrita pelo publicitário Daniel Arcos, pretende levantar R$ 9,900 para conseguir ser publicada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Arcos/Divulgação
Finion, graphic novel, Daniel Arcos
1 de 1 Finion, graphic novel, Daniel Arcos - Foto: Daniel Arcos/Divulgação

“Finion”, graphic novel de Daniel Arcos em busca de financiamento pelo Catarse, imagina um futuro perfeitamente possível para a humanidade. Nos próximos anos, uma missão espacial encontra um planeta habitável — o que a Nasa mostrou estar bem próximo. Antes que a colonização comece, porém, os habitantes da Terra sofrem as consequências de anos de degradação e descuido.

Trata-se de um ambicioso projeto autoral do publicitário Daniel Arcos, de 38 anos. Ele trabalha com quadrinhos desde 2007, quando fundou o selo HotMind Comics. A editora é especializada em trabalhos institucionais. Mas, desta vez, a ideia é apostar nos traços de “Finion”.

6 imagens
1 de 6

Daniel Arcos, publicitário e autor de HQs

Divulgação
2 de 6

Divulgação
3 de 6

Divulgação
4 de 6

Divulgação
5 de 6

Divulgação
6 de 6

Divulgação

 

“Finion” deverá ter 90 páginas e uma tiragem de mil exemplares. Pelo Catarse, Arcos tenta levantar R$ 9,900 até 2 de abril. “O que percebo na área das graphic novels é que editoras e autores têm mostrado interesse em lançar histórias fechadas, completas. Antes, as séries mensais faziam mais sucesso”, avalia o autor.

Em relação ao traço, Arcos buscou linhas próximas do comic americano, muito visto nas HQs de super-herói. “Mas ‘Finion’ não tem heróis”, brinca. “Queria exatamente essa cara de quadrinhos que eu lia quando era criança”, explica.

Para além das HQs: canal nerd e painel
Autor de mais de 60 roteiros, Arcos revela como uma de suas principais referências atuais a série de graphic novels MSP. Nela, dezenas de autores fornecem novas interpretações visuais e narrativas para os clássicos personagens de Mauricio de Souza, o criador da “Turma da Mônica”.

Além da publicidade e dos quadrinhos, Arcos também dedica tempo ao canal de YouTube “Esquentamente”, veículo de cultura nerd produzido ao lado de Angelo Whosoever. O projeto também ganhou formato de painel no Esquentamente Artist’s Alley, um encontro destinado a artistas de HQ.

“É uma forma de desenvolver esse mercado e estarmos próximos dos profissionais”, explica Arcos. O Artist’s Alley de 2017 está previsto para junho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?