Família Ghee: quadrinhos expõem dificuldades femininas em meio à pandemia
A tirinha, que será lançada em 1º de setembro, mostra as dificuldades de uma mulher que precisou mudar sua rotina por conta da Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
O distanciamento social por conta do coronavírus parecia férias até a estrutura familiar se desmoronar. Esta é a trama da história em quadrinhos Família Ghee, que terá seu primeiro episódio publicado em 1° de setembro. A HQ tem 12 episódios e segue um formato de diário.
Com tom declaradamente irônico, a tirinha é protagonizada por uma mulher casada e mãe, que vê sua dinâmica de vida posta em xeque quando os protocolos pandêmicos a obrigam a dispensar a empregada. As demandas do lar – somadas à desigualdade de gênero – parecem acabar com sua tranquilidade. A narrativa levanta reflexões sobre o mito do instinto materno, o machismo estrutural, o aumento do número de divórcios durante a pandemia e a disparidade da produtividade de mulheres e homens durante o confinamento.
Publicada no perfil de Instagram @johannatds, da artista Johanna Thomé de Souza, a narrativa é assinada pelo trio #furiacriativa, ao qual também se incorporam Lara Ovídio e Mykaela Plotkin.
A ideia da narrativa surgiu a partir das pesquisas que revelaram que homens cientistas haviam aumentado significativamente a produtividade na quarentena, enquanto as mulheres reduziram o envio de artigos para revistas acadêmicas. Essa informação despertou o olhar do trio para as transformações que o patriarcado impôs à vida das mulheres durante o confinamento, como também para o temor de que os direitos conquistados ao longo de décadas fossem repentinamente perdidos.
Família Ghee é, então, uma ficção, carregada de autocrítica e de sarcasmo que pretende contribuir para a reflexão sobre a igualdade de gênero no que convencionou-se chamar “nova normalidade”.