Projeto do DF que transforma roteiros de curtas em podcasts abre inscrições
As primeiras duas temporadas do Curto! Podcast viabilizaram o lançamento de 24 episódios, entre curtas-metragens e entrevistas com criadores
atualizado
Compartilhar notícia
Com a proposta de transformar roteiros em curtas-metragens em áudio, o Curto! Podcast está com inscrições abertas para criadores interessados em participar da terceira temporada. As candidaturas podem ser feitas até 30 de setembro no site do projeto.
O Curto! foi idealizado em 2018 pelo agente cultural, ator e preparador de elenco José de Campos, em parceria com a Kocria Audiovisual. O objetivo é ajudar autores de curtas-metragens a idealizarem suas criações, em formato de podcast. A primeira edição, com duas temporadas de 24 episódios e um piloto, foi lançada entre 2021 e 2022, com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC)
Um dos trabalhos de destaque foi Westernoir, do cineasta Lino Meireles, reconhecido por obras como Candango: Memórias do Festival, Já Que Ninguém Me Tira pra Dançar, sobre Leila Diniz, e a restauração de Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, todos com produção do Metrópoles.
O enredo de Westernoir traz um xerife do velho oeste, veterano de guerra, que passa os dias bebendo, pois nada acontece na pacata cidade em que ele vive. Até que um dia, o homem mais rico do lugar é baleado no meio de seu pasto. Ouça aqui.
“Foi um desafio contar histórias curtas em outra mídia, que não a planejada inicialmente pelo autor/roteirista, e que talvez nunca fossem produzidas. O Curto! proporciona uma valiosa oportunidade de revisitar estas histórias, trazendo uma maturidade e um frescor maior para os roteiros, além de exercitar habilidades e competências importantes do fazer audiovisual”, afirma José de Campos, criador e proponente da iniciativa.
Terceira temporada
Após o período de inscrições, os roteiros passarão por uma avaliação, seguindo as diretrizes do regulamento. Ao final da curadoria, serão escolhidas 12 curtas para a terceira temporada. Assim como na primeira edição, algumas produções passarão por votação popular para o preenchimento de quatro vagas do total oferecido.
Walder Junior, um dos produtores do projeto, destaca que essa é uma oportunidade para realizadores e artistas revelarem talentos e conectarem suas obras com o mercado.
“Essa riqueza de encontros e intercâmbios de experiências, que ocorreram na realização dessas duas temporadas iniciais, nos fizeram ter a certeza de que a difusão e a valorização de filmes no formato de curta-metragem tem um potencial enorme de alcance e visibilidade, ou melhor, ‘escutabilidade’, além de ser essencial para a manutenção da cultura cinematográfica local”, salienta Walder.
Também produtora do Curto!, Natália Brandino reforça que há espaço para vários tipos de histórias e influências. “Queremos projetos de diferentes gêneros assim como foi feito na primeira edição: a cada podcast uma surpresa. Diversidade também nos realizadores, e nas diferentes regiões administrativas do Distrito Federal”.