Reforma do Teatro Nacional será realizada com recursos do próprio GDF
Espaço está fechado desde 2014 por recomendação do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Novacap anunciaram nesta quinta-feira (6/1) que estão finalizando o edital que definirá os termos para contratação de empresa que irá fará as obras de restauração do Teatro Nacional Cláudio Santoro com recursos do próprio Governo do Distrito Federal, conforme determinação do governador Ibaneis Rocha.
Segundo a pasta, a decisão parte da constatação de que como não haverá tempo hábil para utilização dos recursos previstos pelo Fundo de Direitos Difusos (FDD) no exercício de 2022, as obras poderiam sofrer atrasos, frustrando uma expectativa de profundo interesse público.
No dia 29 de dezembro de 2021, a SECEC solicitou o distrato com a Caixa Econômica Federal para o repasse de R$ 33 milhões do FDD. A reforma da Sala Martins Pena seguirá agora sob égide do orçamento direto, sem descartar outras fontes de financiamento ao longo das obras que abrangem, além da Sala Martins Pena, as salas Villa Lobos e Alberto Nepomuceno, bem como o Foyer e o terraço Dercy Gonçalves.
O Teatro Nacional encontra-se fechado desde 2014 por recomendação do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público, por não atender a normas de acessibilidade e segurança vigentes. No final de 2021, pelo Twitter, o governador Ibaneis Rocha garantiu que a reforma do espaço começará ainda no 1º semestre de 2022. “Desde o 1º dia do nosso governo, estamos resolvendo pendências deixadas por um projeto de reforma, buscando até mesmo financiamento externo”, escreveu Ibaneis.
1/2
Fechado há 8 anos, vamos começar as obras para reabrir o Teatro Nacional Cláudio Santoro. Desde o 1º dia do nosso governo estamos resolvendo pendências deixadas por um projeto de reforma, buscando até mesmo financiamento externo. pic.twitter.com/ZXxSp79A9o— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) January 6, 2022