metropoles.com

Instituto lamenta cancelamento de edital do 53º Festival de Brasília

Edital que definiu a Eu Ligo como organizadora foi cancelado pela Secretaria de Cultura após entidades apontarem irregularidades no processo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
1 de 1 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Instituto Eu Ligo (IEL), vencedor do certame que definiu a Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela realização do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, lamentou a decisão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa  (Secec) de cancelar o edital e assumir a organização do evento.

A resolução da pasta foi anunciada na tarde desta quarta-feira (30/09), após entidades ligadas a profissionais de cinema e audiovisual divulgarem um manifesto apontando irregularidades no processo de seleção.

“Não é do interesse fazer um Festival de Brasília sem o clima colaborativo com a classe cinematográfica”, justificou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

As entidades afirmam que a OSC descumpriu 12 requisitos mínimos previstos no edital, além de não possuir experiência em cinema. Em nota, o IEL contesta as acusações e alega que venceu o processo “de forma lícita e transparente”.

6 imagens
Cine Brasília terá mostra de filmes
Stepan Nercessian foi um dos vencedores na edição de 2019
Tradicionalmente, o festival é realizado no Cine Brasília
De acordo com manifesto das entidades de cinema, Secec quer mudar local da edição deste ano para o Cine Drive In
O FBCB é Patrimônio Imaterial do DF
1 de 6

Festival surgiu por iniciativa do professor de cinema da Universidade de Brasília, Paulo Emílio Sales Gomes, em 1965. O projeto apresentado pela Eu Ligo também não previu detalhes sobre a medalha que leva o nome do fundador, exigida no edital

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 6

Cine Brasília terá mostra de filmes

Jacqueline Lisboa/ESPECIAL PARA O METROPOLES
3 de 6

Stepan Nercessian foi um dos vencedores na edição de 2019

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 6

Tradicionalmente, o festival é realizado no Cine Brasília

Daniel Ferreira/Metrópoles
5 de 6

De acordo com manifesto das entidades de cinema, Secec quer mudar local da edição deste ano para o Cine Drive In

Daniel Ferreira/Metrópoles
6 de 6

O FBCB é Patrimônio Imaterial do DF

Felipe Moraes/Metrópoles

 

Leia a nota na íntegra:

O Instituto Eu Ligo (IEL) lamenta a decisão que resultou no cancelamento do edital do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Perde, e muito, a cultura do Distrito Federal e do Brasil.

O IEL esclarece que participou do certame que selecionou a Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável por produzir o evento com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), vencendo de forma lícita e transparente.

A pasta recebeu quatro propostas, algo que não ocorria desde 2017 – no ano passado, por exemplo, houve uma única candidatura. Com a adesão inédita, a Comissão de Seleção escolheu a melhor: a elaborada pelo Instituto Eu Ligo, que trouxe uma visão inovadora para o Festival, diferente daquilo que foi apresentado nos últimos anos.

A vitória do IEL representou uma quebra de monopólio na realização do Festival. E provocou desconforto naqueles que se consideram os donos do evento.

O Instituto Eu Ligo lamenta que a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal tenha cedido às pressões de alguns setores que entendem que o Festival pertence a um grupo reduzido de pessoas, e não um patrimônio cultural da sociedade. A pasta errou ao se submeter a essas opiniões.

Mesmo diante da resistência demonstrada desde sua escolha, o IEL já estava trabalhando com afinco para levar ao público um Festival de Brasília surpreendente, em formato híbrido, com apresentações de filmes em cinemas drive-in do Plano Piloto e em regiões administrativas e plataforma virtual.

Perde o processo democrático, perde a lisura. O Instituto Eu Ligo, com 15 anos de trajetória, seguirá sua missão de atender à sociedade dentro de suas obrigações estatutárias, promovendo assistência social; promovendo e desenvolvendo gratuitamente manifestações culturais, intelectuais, artísticas e literárias, bem como em defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; e promovendo gratuitamente a educação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?