GDF promete entregar Espaço Cultural Renato Russo ainda em 2017
O local, fechado desde 2013, recebe reforma para atender normas do Ministério Público e dos Bombeiros
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) promete entregar o Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) ainda em 2017. O local abriga duas salas de teatro, galerias para exposições e salas destinadas a diversas oficinas de artes. A reforma é orçada em R$ 5,6 milhões.
Nesta semana, o espaço recebe novas telhas. Segundo informações do GDF, as estruturas metálicas da cobertura foram pintadas, e salas, vestiários e copa estão na fase de alvenaria.
O Espaço Cultural Renato Russo está interditado desde 2013, após o Corpo de Bombeiros Militares do DF e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pedirem o fechamento do local.Apesar da promessa de entregar o local ainda em 2017, ainda precisam ser feitas a reparação da estrutura predial, a reforma das salas e do teatro, a revisão de toda a instalação hidráulica e elétrica, a instalação de elevador e a criação de acessos que permitam a pessoas com deficiência. Na obra também estão previstas a construção de um memorial em homenagem a Renato Russo.
O subsecretário do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura, Gustavo Pacheco, afirma que é necessário recuperar os importantes polos culturais da cidade. “Esse é apenas um passo da reabertura dos equipamentos públicos que são essenciais para manter viva a identidade de Brasília”, declara.
Histórico
Criado na década de 1970 como Espaço Cultural da 508 Sul, na W3 Sul, o Espaço Cultural Renato Russo teve como primeira exposição a arte do arquiteto japonês Kenzo Tange, em 1973. As demais alas foram abertas no mesmo ano e serviam para artistas cênicos ensaiarem espetáculos.
O Teatro Galpão foi inaugurado em 1975. Em 1977, foi criado o Centro de Criatividade, onde ocorriam aulas, ensaios e oficinas artísticas. Depois de passar por revitalização arquitetônica, em 1986 — que possibilitou a passagem entre as avenidas W2 e W3 por dentro do local —, foi reinaugurado no formato atual em setembro de 1993 e rebatizado com o nome do músico que fez carreira em Brasília. (Com informações da Agência Brasília)