Foyer do Teatro Nacional será reaberto em novembro, diz governo
A Secretaria de Cultura do DF afirmou que a Sala Martins Pena ficará pronta apenas em 2018
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Cultura do Distrito Federal (Secult) anunciou, nesta terça-feira (29/8), a reabertura do foyer do Teatro Nacional Claudio Santoro para novembro deste ano. A Sala Martins Pena, de acordo com a pasta, estará disponível ao público apenas em 2018. O secretário de Cultura, Guilherme Reis, informou que a obra custará a metade do valor orçado em 2014. O projeto original previa um investimento de R$ 220 milhões.
Durante a coletiva, Guilherme Reis disse que a ideia é receber, no foyer do Teatro Nacional, exposições, saraus e lançamentos literários. No entanto, ainda não há nenhum evento confirmado.
Atualmente, o Teatro Nacional encontra-se em estado de abandono. O local, que já foi palco para Fernanda Montenegro e grandes nomes das artes brasileiras, atualmente abriga mofo, teias de aranha e entulho. Em janeiro de 2017, o Metrópoles entrou no espaço cultural e pôde constatar a situação de abandono.
Espaço Renato Russo
O Espaço Renato Russo será inaugurado em fevereiro de 2018. A reforma do espaço, iniciada em outubro de 2016, contempla intervenções gerais das salas multiuso, dos teatros (Galpão e Galpãozinho), da Biblioteca das Artes, do foyer e das estruturas do prédio (incluindo projeto de acessibilidade). O custo total é de R$ 5,6 milhões.
A Novacap alega que mudanças no projeto da reforma causaram atraso nas obras. O Espaço Cultural Renato Russo está interditado desde 2013, após o Corpo de Bombeiros Militar do DF e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pedirem o fechamento do local.
Constantes atrasos
A notícia empolga os moradores da capital, mas o passado ainda assombra as novas iniciativas. Atrasos e até mesmo a desistência de projetos anteriores criaram um cenário de pessimismo que será difícil de superar.
No caso do Teatro Nacional, a reabertura do foyer estava prevista para agosto deste ano, com o objetivo de abrigar uma exposição em homenagem aos 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Porém, de acordo com a Secult, a data foi alterada porque decidiu-se que a mostra temporária iria ocorrer em outro espaço.
A abertura do Renato Russo foi adiada duas vezes. Inicialmente, o espaço seria devolvido para a população em março de 2017. Porém, em fevereiro, o Governo do Distrito Federal (GDF) garantiu que a obra terminaria em outubro. Agora, as autoridades preveem a reabertura no começo de 2018.