metropoles.com

Cinemateca: saiba o que faz o órgão que será gerido por Regina Duarte

Responsável pela preservação e difusão do cinema nacional, a Cinemateca abriga importante memória do audiovisual brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Mello/Metrópoles
Regina Duarte toma posse na Secretaria Especial da Cultura
1 de 1 Regina Duarte toma posse na Secretaria Especial da Cultura - Foto: Michael Mello/Metrópoles

Após comunicar a saída de Regina Duarte da Secretaria Especial da Cultura, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) informou que a atriz irá para a Cinemateca. Mas o que é e qual a função do órgão?

Subordinada, atualmente, ao Ministério da Cidadania – assim como a Secretaria Especial da Cultura – a Cinemateca é uma organização social administrada pela Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp). Este modelo de gestão reúne características de gerenciamento privado em entidades públicas.

Do ponto de vista cultural, a Cinemateca é o mais importante polo de preservação e difusão do audiovisual brasileiro. O acervo do local possui 250 mil rolos de filmes e mais de 1 milhão de documentos ligados ao cinema nacional.

São fotos, roteiros originais, cartazes e livros que recontam a história do audiovisual brasileiro.

Desde 1988, a Cinemateca Brasileira opera na Vila Clementino, no prédio onde funcionava o antigo matadouro da cidade de São Paulo.

História

A Cinemateca teve sua origem em 1940, quando Paulo Emílio Sales Gomes, Décio de Almeida Prado, Antonio Candido de Mello e Souza, entre outros, fundam o Primeiro Clube de Cinema de São Paulo. Uma entidade que se propunha a estudar o cinema.

Em 1949, após a instituição ter sido fechada pela ditadura do Estado Novo, criou-se a Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, outro embrião da Cinemateca. O nome atual surgiu em 1956 e seguiu até 1984, quando o foi extinta e incorporada à Fundação Nacional Pró-Memória.

Em 2003, a então Secretaria do Audivisual do Ministério da Cultura incorporou a Cinemateca Brasileira. No ano de 2016, o órgão passou por um incêndio, que acarretou na perda de 1.003 rolos de filmes, referentes a 731 títulos.

No anos de 2019, é assinado Contrato de Gestão, parceria entre o antigo Ministério da Cultura e o Ministério da Educação, em que a Cinemateca passa a ser administrada integralmente pela Acerp por um período de 3 anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?