Cine Brasília terá gestão compartilhada com a sociedade civil
Por meio de edital, a Cultura do DF lançou chamamento público no valor de R$ 2 milhões. Veja detalhes
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) do Distrito Federal informou que a gestão do Cine Brasília será compartilhada com uma organização da sociedade civil (OSC), que ficará responsável pela gestão e programação do local por 14 meses.
O chamamento público está detalhado no edital Nº 35/2021, publicado nessa terça-feira (26/10), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O valor é de R$ 2 milhões.
“O Cine Brasília é uma das joias monumentais de Brasília e do conjunto arquitetônico de Oscar Niemeyer. Nasceu com a função nobre de abrir as portas e oferecer arte à população. E segue cumprindo a missão de formar, por meio da cultura, gerações de cinéfilos”, destaca o secretário Bartolomeu Rodrigues.
Caberá a OSC selecionada desenvolver estratégias e ações em consonância com a Coordenação Gestora do Cine Brasília, a ser composta por representantes da Secec, sociedade civil e instituição selecionada. Fica facultada à organização a possibilidade de obtenção de créditos complementares por instrumentos como a Lei Rouanet ou a distrital Lei de Incentivo a Cultura (LIC). A previsão é de que o Cine Brasília reabra já com a escolha da instituição selecionada.
Programação
O Cine Brasília pretende manter a oferta de sessões diárias em três horários – 17h, 19h e 21h –, priorizando a exibição de filmes nacionais e regionais de relevância artística e social, diferenciando-se da agenda de filmes mais comerciais.
O edital também determina que a programação do cinema contemple eventos complementares, como lançamento de livros de temáticas voltadas ao audiovisual, exposições de fotografias e de cartazes, lançamentos e exibições de mostras temáticas produzidas em parcerias com embaixadas.
Uma das novidades que o edital prevê é a cobrança de ingressos por meio de bilheteria eletrônica (com uso de cartão de débito ou crédito) e vendas online, além da tradicional aquisição de entradas em espécie no local.