metropoles.com

Câmara de Salvador proíbe o arrastão da Quarta de Cinzas

Festividade foi criada por Carlinhos Brown e fecha o calendário de festas de rua na capital baiana: sanção depende do prefeito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ng Adenilson/LatinContent via Getty Images
GettyImages-161601812-1
1 de 1 GettyImages-161601812-1 - Foto: Ng Adenilson/LatinContent via Getty Images

Por motivos religiosos, a Câmara Municipal de Salvador proibiu, nesta quarta-feira (11/09/2019), qualquer festividade carnavalesca na Quarta-feira de Cinzas. O projeto de lei ainda depende da sanção do prefeito da cidade, ACM Neto (DEM-BA), para virar lei.

O texto estipula que a partir das 5h da quarta-feira após o Carnaval, estão proibidas festas e blocos de rua. A proposta é de autoria do vereador Henrique Carballal (PV-BA), que justificou a iniciativa com motivações religiosas: segundo ele, a Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma e não pode ser um dia de festas pagãs.

O período de 40 dias que antecede a Páscoa é marcado, entre os católicos, por resguardo e oração. À Folha de São Paulo, Carballal, que é ligado à Igreja Católica, afirmou que o Carnaval “é uma festa ligada ao calendário eclesiástico. Esticá-lo para a Quarta-feira de cinzas é, na verdade, fazer uma negação do que é o Carnaval”. Ele ainda argumentou que apesar da laicidade do Estado, é preciso reconhecer uma maioria cristã na população. “Gosto de Carnaval, mas o que vinha acontecendo era um exagero”, pontuou.

Em Salvador, a data é marcada, há 24 anos, pelo arrastão da Quarta de Cinzas. O evento foi criado por Carlinhos Brown e consiste em um desfile mais curto e veloz, no caminho contrário do tradicional carnavalesco: vai da Barra até Ondina e carrega foliões que não querem o fim do feriado, além de ambulantes que ajudam a movimentar a economia da cidade no período.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?