Poetisa mineira Adélia Prado vence o Prêmio Camões 2024
Considerada uma voz inconfundível na literatura, a escritora mineira recebeu o prêmio mais importante da língua portuguesa
atualizado
Compartilhar notícia
A poetisa mineira Adélia Prado é a vencedora do Prêmio Camões 2024, o mais importante reconhecimento da língua portuguesa. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (26/6), pelo Ministério da Cultura de Portugal.
O júri, que conta com autores e pesquisadores brasileiros, portugueses e de Moçambique, considerou Adélia como “uma voz inconfundível na literatura de língua portuguesa”. Além disso, os jurados citaram elogios do conterrâneo Carlos Drummond de Andrade à poetisa: “Adélia é lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo”.
Concedido pelos governos do Brasil e de Portugal, a premiação é de 100 mil euros — uma das maiores bonificações monetárias da literatura. Além disso, o vencedor também recebe um diploma assinado pelos presidentes dos dois países.
A escritora se une a grandes nomes da literatura brasileira que já foram homenageados na premiação, como Lygia Fagundes Telles, Chico Buarque e Jorge Amado.
Esta é a segunda consagração consecutiva de Adélia, que recebeu o Prêmio Machado de Assis na semana passada. A poetisa mineira de 88 anos também já recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura, em 1978, com o livro O Coração Disparado.
Adélia Prado se prepara para lançar um novo livro no segundo semestre de 2024, provisoriamente intitulado Jardim das Oliveiras.