metropoles.com

Plataformas de streaming lideram entretenimento digital no Brasil

Dados da Comscore relacionam o crescimento de plataformas como Spotify, YouTube e Netflix ao consumo de entretenimento on-line

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Souvik Banerjee/Unplash
Youtube
1 de 1 Youtube - Foto: Souvik Banerjee/Unplash

A popularidade do streaming no Brasil, a cada ano que passa, apresenta números mais robustos que os anteriores. Dados da Comscore mostram que o entretenimento tem um papel importante nesse desempenho: 98% da população digital do país consome programas de televisão, filmes, humor, e, principalmente, música em plataformas como a Spotify, YouTube e Netflix.

Em comparação a outras atividades na rede, esse tipo de conteúdo alcança 98% da população digital no Brasil, atrás apenas das categorias de serviços, que inclui os provedores de e-mail, e notícias, mas acima das redes sociais. Ao todo, 16% do tempo que passamos on-line tem sido dedicada a ouvir músicas e assistir vídeos.

O consumo de entretenimento na web também aparece como unanimidade em todas as faixas etárias e gêneros, alcançando quase 100% de audiência. A variação ocorre no tempo de consumo: os mais jovens, entre 18 a 24 anos, dedicam quase o dobro do tempo por pessoa ao entretenimento on-line, o equivalente a 27 horas por mês, em comparação àqueles com mais de 45 anos, que empenham cerca de 15 horas com esses conteúdos.

Dados da Comscore
3 imagens
A plataforma de áudios é a maior em tempo consumido
Entretenimento é o terceiro segmento mais consumido na web, alavancando os números do streaming
1 de 3

Segundo o relatório do Comscore, o Spotify é uma das plataformas de streaming mais utilizadas pelos internautas

Cottonbro/Pexels
2 de 3

A plataforma de áudios é a maior em tempo consumido

Reprodução/Comscore
3 de 3

Entretenimento é o terceiro segmento mais consumido na web, alavancando os números do streaming

Reprodução/Comscore
Spotify na frente

Analisando o tempo total on-line dos usuários em aplicativos de áudio (tempo em que o aplicativo passa aberto nos dispositivos), o Spotify ocupa o segundo lugar na preferência dos consumidores, atrás apenas do YouTube. Já em relação ao total de minutos consumidos, a plataforma de áudio salta para o primeiro lugar, somando 852 minutos por visitante único em dezembro de 2021, na frente de outras opções de entretenimento, como YouTube e Netflix.

A preferência em relação à música é impulsionadora das plataformas de streaming e reflete também nos canais de YouTube voltados a essa categoria, que capturam quase um terço (30%) do tempo total consumido na plataforma. Já nas mídias sociais, a categoria Mídia & Entretenimento representou 43% do total de engajamento em 2021 no Brasil, o que indica que os usuários se envolvem com seus artistas favoritos, shows e programação em diferentes telas.

De acordo com Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para Brasil, o relatório divulgado pela companhia indica que o entretenimento audiovisual continua crescendo, tanto em visitantes únicos quanto em interações sociais, e que faz parte do conteúdo mais consumido entre os internautas no Brasil”. “Representando 16,1% do tempo total que a população passa na internet, o consumo de filmes, músicas e outras formas de entretenimento on-line é parte essencial da navegação do usuário”.

Ainda assim, Veronesi projeta um crescimento contido para os próximos anos. “Dada a adoção entusiasta dos serviços de entretenimento on-line, é provável esperar que sua importância dentro do panorama digital aumente. Na verdade, em nossa análise, descobrimos que se trata de uma tendência estável: durante um período de três anos, desde dezembro de 2018 a dezembro de 2021, a proporção do tempo total on-line dedicada ao consumo de filmes, música, entre outros, flutuou entre 15% e 18%. Em dezembro de 2021, alcançou 16%”, declara a executiva.

Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?