Plataformas de streaming lideram entretenimento digital no Brasil
Dados da Comscore relacionam o crescimento de plataformas como Spotify, YouTube e Netflix ao consumo de entretenimento on-line
atualizado
Compartilhar notícia
A popularidade do streaming no Brasil, a cada ano que passa, apresenta números mais robustos que os anteriores. Dados da Comscore mostram que o entretenimento tem um papel importante nesse desempenho: 98% da população digital do país consome programas de televisão, filmes, humor, e, principalmente, música em plataformas como a Spotify, YouTube e Netflix.
Em comparação a outras atividades na rede, esse tipo de conteúdo alcança 98% da população digital no Brasil, atrás apenas das categorias de serviços, que inclui os provedores de e-mail, e notícias, mas acima das redes sociais. Ao todo, 16% do tempo que passamos on-line tem sido dedicada a ouvir músicas e assistir vídeos.
O consumo de entretenimento na web também aparece como unanimidade em todas as faixas etárias e gêneros, alcançando quase 100% de audiência. A variação ocorre no tempo de consumo: os mais jovens, entre 18 a 24 anos, dedicam quase o dobro do tempo por pessoa ao entretenimento on-line, o equivalente a 27 horas por mês, em comparação àqueles com mais de 45 anos, que empenham cerca de 15 horas com esses conteúdos.
Dados da Comscore
Spotify na frente
Analisando o tempo total on-line dos usuários em aplicativos de áudio (tempo em que o aplicativo passa aberto nos dispositivos), o Spotify ocupa o segundo lugar na preferência dos consumidores, atrás apenas do YouTube. Já em relação ao total de minutos consumidos, a plataforma de áudio salta para o primeiro lugar, somando 852 minutos por visitante único em dezembro de 2021, na frente de outras opções de entretenimento, como YouTube e Netflix.
A preferência em relação à música é impulsionadora das plataformas de streaming e reflete também nos canais de YouTube voltados a essa categoria, que capturam quase um terço (30%) do tempo total consumido na plataforma. Já nas mídias sociais, a categoria Mídia & Entretenimento representou 43% do total de engajamento em 2021 no Brasil, o que indica que os usuários se envolvem com seus artistas favoritos, shows e programação em diferentes telas.
De acordo com Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para Brasil, o relatório divulgado pela companhia indica que o entretenimento audiovisual continua crescendo, tanto em visitantes únicos quanto em interações sociais, e que faz parte do conteúdo mais consumido entre os internautas no Brasil”. “Representando 16,1% do tempo total que a população passa na internet, o consumo de filmes, músicas e outras formas de entretenimento on-line é parte essencial da navegação do usuário”.
Ainda assim, Veronesi projeta um crescimento contido para os próximos anos. “Dada a adoção entusiasta dos serviços de entretenimento on-line, é provável esperar que sua importância dentro do panorama digital aumente. Na verdade, em nossa análise, descobrimos que se trata de uma tendência estável: durante um período de três anos, desde dezembro de 2018 a dezembro de 2021, a proporção do tempo total on-line dedicada ao consumo de filmes, música, entre outros, flutuou entre 15% e 18%. Em dezembro de 2021, alcançou 16%”, declara a executiva.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos.