metropoles.com

Pai de Julian Assange, John Shipton revela que não queria gravar filme

Ithaka: a luta de Assange está em cartaz nos cinemas brasileiros e Shipton conversou com o Metrópoles sobre a produção e a prisão do filho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida de John Shipton. Ele é um homem branco, velho, com cabelo branco, barba branca e usando óculos de grau. Usa um terno completo e está dentro de um carro - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de John Shipton. Ele é um homem branco, velho, com cabelo branco, barba branca e usando óculos de grau. Usa um terno completo e está dentro de um carro - Metrópoles - Foto: Reprodução

O documentário Ithaka: A Luta de Assange estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira (31/8). O filme conta a história de John Shipton, que luta pela liberdade de Julian Assange, fundador do WikiLeaks que foi preso após divulgar informações confidenciais militares dos Estados Unidos.

Shipton esteve no Brasil para a divulgação de Ithaka: A Luta de Assange e conversou com o Metrópoles na pré-estreia do filme em Brasília. “Eu não estava muito interessado em documentar tudo o que eu estava fazendo, mas ajudou na minha intenção de gerar interesse das pessoas no caso do Julian”, conta.

3 imagens
Julian Assange está preso em Londres
John Shipton é pai de Julian Assange
1 de 3

Assange é fundador do WikiLeaks

David G Silvers/Cancillería del Ecuador
2 de 3

Julian Assange está preso em Londres

Ruptly.TV/Reproduçāo
3 de 3

John Shipton é pai de Julian Assange

Reprodução

Desconfortável com as gravações, o pai de Julian Assange realizou a produção com o diretor Ben Lawrence em 2021. Mesmo com a defasagem até a exibição no Brasil, o longa-metragem continua atual.

“O filme faz parte de uma longa jornada e conta coisas que foram passando durante esses anos. Foi um belo trabalho feito pelo diretor. Tenho muito orgulho das pessoas que continuam dando suporte e lutando por Julian mesmo após 14 anos”, disse, agradecendo aos que lutam pela liberdade de Assange.

O caso de Assange

Assange está detido na prisão de alta segurança de Belmarsh, em Londres (UK). Em junho, o governo britânico aprovou a extradição dele aos Estados Unidos. No país, o australiano é acusado de espionagem após a divulgação de dados confidenciais militares dos EUA por meio da página WikiLeaks.

Assange divulgou, segundo o governo norte-americano, entre os anos de 2010 e 2011, cerca de 250 mil mensagens diplomáticas e mais de 500 mil documentos confidenciais.

“As circunstâncias melhoraram depois que ele foi transferido para uma prisão de segurança máxima. As condições mentais e físicas, como você pode imaginar após 14 anos não são tão boas. O maior medo é que ele seja extraditado para os EUA, onde ele será morto.”

John Shipton

John Shipton no Brasil

Para além de Brasília, o pai de Assange passou por várias capitais do país com a divulgação do filme. Em Recife (PE), por exemplo, encontrou o ministro Silvio Almeida em sessão de Ithaka: A Luta de Assange. Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também falou sobre o caso e criticou a possível extradição do jornalista australiano Julian Assange.

“Vejo com preocupação a possibilidade iminente de extradição do jornalista Julian Assange. Assange fez um importante trabalho de denúncia de ações ilegítimas de um Estado contra outro. Sua prisão vai contra a defesa da democracia e da liberdade de imprensa. É importante que todos nos mobilizemos em sua defesa”, destacou o presidente brasileiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?