metropoles.com

Oscar: Weinstein e Meryl Streep são os mais citados em discursos

Análise levou em conta todos os discursos de vencedores para os prêmios de atuação, melhor filme e melhor direção desde 1949

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dan MacMedan/WireImage
84th Annual Academy Awards – Press Room
1 de 1 84th Annual Academy Awards – Press Room - Foto: Dan MacMedan/WireImage

Se você gosta de assistir às cerimônias do Oscar, já está familiarizado com a cena: o vencedor é anunciado, sobe ao palco e faz o seu discurso de agradecimento. O momento de consagração é a chance de a pessoa homenagear quem a ajudou chegar até ali e passar algum recado ou mensagem.

O (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, analisou todos os 368 discursos de vencedores das categorias de Melhor Filme, Direção e das quatro de atuação (Ator, Atriz, Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvante) desde 1949 para descobrir o que é mais dito nesse momento. Não foram considerados discursos feitos por representantes de ganhadores. O banco de dados é da própria premiação.

Dois nomes em situações bem diferentes se destacam entre os mais citados em discurso. O primeiro é o de Harvey Weinstein, mencionado 17 vezes. O produtor tornou-se o epicentro das denúncias de assédio sexual, que o levaram a ser expulso da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Ele está sendo julgado por estupro, entre outras acusações.

Em segundo lugar está Meryl Streep, com 15 menções. A atriz foi indicada 21 vezes ao prêmio e venceu o Oscar três vezes, sendo duas como Melhor Atriz e uma como Melhor Atriz Coadjuvante.

John Shearer/WireImage
Harvey Weinstein e Meryl Streep são as pessoas mais mencionadas nos discursos de agradecimento

Família

Familiares dos vencedores são constantemente citados nos discursos. Os atores, diretores e produtores agradeceram a esposa 70 vezes. Já os maridos foram citados em 24 ocasiões, sendo 22 por vencedoras de prêmios exclusivos para mulheres — Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante. Isso acontece porque poucas mulheres são indicadas para essas condecorações. A premiação de Melhor Direção, por exemplo, teve apenas uma vencedora em 92 anos.

Confira os números completos:

 

Tamanhos

O tamanho dos discursos variaram muito ao longo do tempo. Em 1949, primeiro ano analisado, a média era de 71 palavras por pronunciamento. O número cresceu de forma mais ou menos consistente até os dias de hoje, chegando a 319 palavras na última edição.

Separando por década, a média passou de 69 palavras nos anos 1960 (primeiro decênio completo na base de dados) para 325 na última década.

Assim, não é surpreendente dizer que os maiores discursos em quantidade de palavras são recentes. O maior foi feito pelos produtores de Beleza Americana, Bruce Cohen e Dan Jinks, em 1999. Juntos, ele usaram 812 palavras.

Caso o critério seja o maior discurso individual, então o prêmio vai para Matthew McConaughey, que levou a estatueta de Melhor Ator em 2013 por Clube de Compras Dallas. Foram 696 palavras. Na época, o discurso teve certa repercussão pelo seu tom de autoajuda.

Na outra ponta, está o discurso de Patty Duke pelo prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em 1962, por seu papel em O Milagre de Anne Sullivan. Ela recebeu a estatueta e disse apenas um simples “obrigado” antes de deixar o palco.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?