Olha a bronca: Conar pede mudança em conduta de Bruna Marquezine no Instagram
Órgão entendeu que atriz fez publicidade velada de bebida alcoólica
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) pediu que seja alterada a conduta da atriz Bruna Marquezine ao fazer posts publicitários em seu perfil no Instagram, informou o colunista Lauro Jardim nesta terça-feira (12/10).
Em julho deste ano, Bruna publicou um vídeo (já indisponível) do que seria o “Barquezine”, um presente que alegou ter recebido de aniversário da vodka da marca Absolut. O Conar abriu análise do caso para apurar se houve publicidade velada na postagem. A artista é embaixadora da marca.
Ao julgar o caso no seu Conselho de Ética, o órgão avaliou que não havia frase de advertência sobre consumo de álcool e que se tratava de publicidade velada.
A Pernod Ricard Brasil, responsável pela marca Absolut no país, negou que fosse um caso de publicidade velada. Alegou que se tratava de um presente para a atriz, que fez o vídeo de forma espontânea. Bruna afirmou que segue o guia do Conar para influenciadores e que a postagem foi espontânea.
A 7ª Câmara do Conselho de Ética do Conar não julgou procedentes os argumentos da empresa e da atriz. A entidade solicitou que o post fosse alterado para incluir frase de advertência sobre consumo de álcool e que fosse identificado como publicidade.
Só que a postagem do vídeo se deu nos stories do Instagram de Bruna e, portanto, sumiu após 24 horas, sem chance de modificação. Por isso, a decisão serviu apenas como precedente. Se a atriz repetir essa conduta, poderá sofrer advertência.