metropoles.com

O mercado literário em 2024: romantasia, ficção de cura e adaptações

O mercado literário mostrou sua força em 2024 com o sucesso de vendas de obras dos mais diversos gêneros, como romantasia e ficção de cura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images/ Nastasic
Livro e-book no meio de estante com vários livros, puxado para o lado
1 de 1 Livro e-book no meio de estante com vários livros, puxado para o lado - Foto: Getty Images/ Nastasic

Com crescente influência no comportamento de diversas áreas, as redes sociais, em 2024, impulsionaram alguns gêneros literários e movimentaram as principais tendências na área. As romantasias, a healing fiction (ficção de cura, em português) e o dark e taboo romance são exemplos do que dominou as mentes dos leitores.

O universo dos romances misturados com fantasia conquistou as listas de mais vendidos e ganhou destaque em feiras literárias nacionais e internacionais. O subgênero da fantasia mistura romance com fantasia e traz batalhas épicas, uma longa jornada do herói com percalços de tirar o fôlego, seres mágicos e sexo — na maioria das vezes, consideravelmente selvagem.

Capa do livro de romantasia - Metrópoles

A diferença de tramas romantasia para as clássicas histórias de fantasia, no entanto, é que o foco dos livros não são as jornadas épicas dos heróis ou feitiços e poderes. É o romance entre os personagens centrais que, acima de tudo, guia a narrativa.

E falando em romance, outros dois subgêneros ganharam força — e geraram polêmica — nas redes sociais: o dark romance e o taboo romance. Ambos seguem a mesma ideia narrativa, onde buscam temas considerados tabus para construir uma história sombria, que costuma envolver incesto, estupro, violência contra a mulher e até zoofilia.

O livro Minha Secreta Obsessão, da autora Melissa Bella, por exemplo, aborda uma personagem que tem uma noite quente com o padrasto. Já Jogos Distorcidos, de Olívia Lautre, trata de um “trisal bissexual com incesto envolvendo vilões”.

Foto em preto e branco mostra silhueta de homem e mulher em volta de coração com espinhos - Metrópoles

Onda de leveza

Enquanto alguns leitores buscavam obras com mafiosos sensuais em seus livros +18 ou encontravam fadas e dragões nas romantasias, temas mais leves também conquistaram o coração do público nacional. A healing fiction, ou ficção de cura, teve espaço considerável em listas de mais vendidos.

Na lista de livros mais vendidos da PublishNews, por exemplo, a obra A Biblioteca da Meia-Noite (ed. Bertrand Brasil), de Matt Haig, elenca o oitavo lugar em obras mais vendidas do ano no país.

E no ínterim da ficção de cura, os gatos viraram figurinha carimbada em editoras do país. As obras com potencial de deixar o “coração quentinho” adotaram para si a figura felina em suas histórias e provaram o seu sucesso: Os Gatos do Café da Lua Cheia (ed. Intrínseca); Vou te Receitar um Gato (ed. Intrínseca); Se os Gatos Desaparecessem do Mundo (ed. Bertrand Brasil); e Neko Café (VR Editora) são alguns dos exemplos de sucesso.

Além das obras fofas, livros religiosos também tiveram grande destaque. Os conhecidos devocionais tomaram conta da web, como o famoso Café com Deus Pai (ed. Vélos), de Junior Rostirola.

Mulher sentada lendo livro digital, enquanto segura caneca de café. Gato preto aparece deitado no colo da mulher - Metrópoles

Ano de adaptações

2024 também foi o ano das adaptações literárias de sucesso. O filme É Assim que Acaba, por exemplo, conquistou os ansiosos fãs de Colleen Hoover, enquanto Ainda Estou Aqui, principal aposta do país para o Oscar 2025, alavancou o livro de Marcelo Rubens Paiva.

O livro, lançado em 2015, voltou as listas de mais vendidos após o lançamento do filme com Fernanda Torres e Selton Mello. O mesmo aconteceu com Maxton Hall, que conquistou o público após a série da Amazon Prime Video, e Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Marquez, que virou seriado na Netflix.

Imagem colorida de Fernanda Torres no filme Ainda Estou Aqui - Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?