“Nós artistas estamos acima da guerra”, diz bailarina ucraniana no DF
Elizabeth Barkalova está em Brasília para o The International Ballet Gala, nesta sexta (29/4), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães
atualizado
Compartilhar notícia
O espetáculo The International Ballet Gala chega a Brasília, nesta sexta-feira (29/4), para tour inédita no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental). O elenco, que reúne 13 bailarinos de diversas nacionalidades, conta com a participação da solista ucraniana Elizabeth Barkalova, que falou ao Metrópoles sobre a esperança de um cessar-fogo russo em breve, para que possa retornar ao país de origem.
“A Ucrânia é minha casa, sempre vou morar lá oficialmente, espero que tudo volte ao normal”, afirma Barkalova. A dançarina ressalta, ainda, a importância da cultura para o mundo. “Toda a minha vida fui bailarina no meu país, sou a primeira bailarina do Donets Ballet. Todos somos afetados por essa situação, mas temos certeza de que em breve tudo voltará ao normal. Além disso, a arte não têm nacionalidade ou cor política. Nós artistas estamos acima de qualquer guerra ou diferenças entre as nações”, considera.
A opinião de Elizabeth Barkalova é comprovada pela diversidade de talentos que preenchem os bastidores da montagem, com bailarinos de países como França, Espanha, Itália, e Japão, entre outros. Juntos, eles interpretam os momentos mais significativos do repertório do ballet, como o pas de deux do 3º ato do Lago dos Cisnes, o The Grand Pas of Ballet Dom Quixote, o dueto do Corcunda de Notre Dame de Paris, a tarantela, peça clássica baseada em uma dança típica italiana; e o adágio de Giselle.
Barkalova se diz ansiosa para se apresentar no palco da capital federal. “Espero mostrar um pouco da minha arte para agradar muitas pessoas e ser um pouco mais feliz”, conclui.
The International Ballet Gala
Nesta sexta-feira (29/4), às 19h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental). Ingressos: R$ 140 (setor especial) e R$ 180 (setor VIP). Valores referentes à meia-entrada. À venda on-line. Classificação indicativa livre.