Norte-americanos reagem a possível banimento do TikTok nos EUA
Usuários do TikTok resolveram compartilhar vídeos que justificariam a permanência do aplicativo nos Estados Unidos
atualizado
Compartilhar notícia
Após a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovar nesta quarta-feira (13/3) um projeto de lei que pode levar ao banimento do TikTok no país, internautas reagiram à possibilidade resgatando os melhores vídeos da plataforma.
A “trend” começou quando um perfil do Twitter questionou qual vídeo justificaria o não banimento do Tiktok. Centenas de pessoas responderam à publicação compartilhando seus vídeos prediletos do app. Confira alguns deles:
He’s a great family man🥸 pic.twitter.com/G0kQpVTACK
— wHiTe💙coFFeE (@bankychummz) March 12, 2024
Here pic.twitter.com/p6lt8h7Qcm
— Sparkle (@sparkle0100) March 9, 2024
this gotta be the best tiktok video pic.twitter.com/QuzTr42tGc
— Minga (@KillaMinga) March 8, 2024
Entenda
O projeto aprovado pela Câmara dos Estados Unidos ordena que o aplicativo seja separado da empresa ByteDance e tenha novo dono em território norte-americano. Agora, o projeto segue para o Senado.
Os deputados que analisam a ação dizem que a rede social é uma ameaça à segurança nacional, porque o governo chinês poderia usar suas leis de inteligência contra a ByteDance, forçando-a a entregar os dados dos usuários dos EUA.
Se o projeto for aprovado em todas as casas legislativas, a empresa responsável pelo TikTok deve encontrar um comprador em até seis meses. Caso a ByteDance se recuse a cumprir, ou não encontrar um comprador, a rede social deve ser removida das lojas de aplicativos dos eletrônicos.
A agência Reuters informou que o TikTok espera que “o Senado americano considere os fatos e que escute seus constituintes” antes do veredito final. Além disso, os legisladores democratas alegam estar recebendo ligações de adolescentes usuários do TikTok que se opõem ao projeto de lei.