metropoles.com

Netflix completa 10 anos no Brasil como uma dos principais players do entretenimento

Após uma década no país, o serviço de streaming ainda anuncia novas produções para os próximos anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Artboard 1 (1)
1 de 1 Artboard 1 (1) - Foto: null

Há 10 anos, o termo streaming não fazia muito sentido para grande parte da população brasileira. Só quem era antenado com tecnologia sabia do que se tratava. Neste domingo (5/9), a realidade é outra e a grande responsável por isso está completando 10 anos no Brasil: a Netflix.

Ao longo desta uma década em território brasileiro, a Netflix, além de popularizar o termo streaming, tornou-se o serviço mais popular no país. Levantamento da consultoria JustWatch, estima que a “locadora vermelha” lidera o mercado nacional, com 33% de presença.

Em números absolutos, a estimativa, já que o serviço não divulga o dado, é que sejam cerca de 19 milhões de assinantes brasileiros – de um total de 209 milhões de usuários em todo o planeta. Um mercado tão grande, rapidamente, levou a Netflix a investir em produções nacionais.

Mesmo que tenha chegado ao Brasil em 2011, a popularização do serviço ocorreu em 2013, com a estreia do primeiro hit da Netflix: o thriller político House of Cards. Três anos depois, em 25 de novembro de 2016, estrou a primeira produção nacional: a série 3%. A distopia futurista, que abordava a desigualdade social brasileira, virou sucesso internacional e abriu portas para outras várias.

7 imagens
Tudo Bem no Natal que Vem
Modo Avião
Cidade Invisível
Elize Matsunaga
Anitta Made in Honório
1 de 7

Série brasileira 3%

Netflix/ Divulgação
2 de 7

Tudo Bem no Natal que Vem

Netflix/Divulgação
3 de 7

Modo Avião

4 de 7

Cidade Invisível

Divulgação
5 de 7

Elize Matsunaga

Divulgação/Netflix
6 de 7

Anitta Made in Honório

Netflix/Divulgação
7 de 7

Nasce uma Rainha

A produção, gestada no âmbito da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, foi desenvolvida por Pedro Aguilera, Jotagá Crema, Daina Giannecchini e Dani Libardi e teve exibição no formato de websérie. Assim, chegou até a Netflix e ganhou nova roupagem, com Bianca Comparato, Michel Gomes, Rodolfo Valente e Vaneza Oliveira.

Novo player

O pioneirismo de 3% abriu um espaço, até então, inimaginável no audiovisual do país. O reinado da Globo passou a ter concorrência, com grandes atores, como Marco Pigossi, Bruna Marquezine e Bruno Gagliasso, trocando de canal, saindo da emissora carioca com direção a multinacional. Além disso, o streaming virou um celeiro para produções nacionais – uma delas, o documentário Democracia em Vertigem, disputou o Oscar de Melhor Documentário em 2020.

“Nossa ambição é colocar cada vez mais Brasil na Tela, para que mais brasileiros vejam suas vidas refletidas e que tenham orgulho de suas histórias, personalidades e cultura”, diz a Netflix, em comunicado enviado ao Metrópoles. Em levantamento feito pelo portal, ao menos 40 produções brasileiras – dos mais variados gêneros – foram lançadas nos últimos 10 anos.

E a lista vai aumentar. Em 2021 e 2022, estão previstos Confissões de Uma Garota Excluída, 7 Prisioneiros, Carga Máxima, Casamento à Distância, Lulli, Maldivas, A Sogra que Te Pariu, De Volta aos 15 e Temporada de Verão. Há ainda as novas temporadas de Cidade Invisível; Bom dia, Verônica; e Irmandade.

O calendário de lançamentos ainda tem realities shows, como É o Amor: Família Camargo, que mostra o cotidiano e a intimidade de Zezé di Camargo e da filha Wanessa Camargo; e Casamento às Cegas Brasil, comandado pelo casal Camila Queiroz e Klebber Toledo. Também chegam em breve à Netflix a versão brasileira do original americano de sucesso, Queer Eye Brasil, e o reality de empreendedorismo Ideias à Venda, com Eliana.

“Fomos o primeiro serviço de vídeo via streaming por assinatura no Brasil, e, desde então, investimos para termos a melhor experiência na plataforma e as melhores histórias”, conclui a Netflix.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?