Zizi Jeanmarie, bailarina e cantora francesa, morre aos 96 anos
A bailarina ficou conhecida pela canção Truc em Plumes, além do casamento com o coreógrafo renomado Roland Petit
atualizado
Compartilhar notícia
A bailarina e cantora francesa Zizi Jeanmarie, conhecida pela canção Truc em Plumes (Coisas em Plumas, em tradução livre), morreu nesta sexta-feira (17/7) aos 96 anos. A informação foi confirmada pela família da dançarina.
“Mamãe descansou em paz esta noite na sua casa de Tolochenaz, no cantão de Vaud, na Suíça”, anunciou sua filha Valentine Petit. A filha da bailarina ainda acrescentou que haverá uma cerimônia pública será em homenagem à artista.
O anuncio de sua morte causou repercussões no mundo da dança. “Uma mulher e uma artista excepcional que nos deixa. Zizi Jeanmaire vai ficar para sempre em nossas memórias, única e inimitável. Zizi, nós te amamos”, escreveu em sua conta no Instagram Manuel Legris, que já foi um dos principais bailarinos da Ópera de Paris. “Nunca esqueceremos você, querida Zizi”, comentou a ex-bailarina francesa Marie-Agès Gillot.
Trajetória
Formada pela escola de dança da Ópera de Paris, Zizi Jeanmarie misturou dança clássica e musicais ao longo da carreira. Sua trajetória foi marcada pela colaboração com o coreógrafo Roland Petit.
Roland e Zizi se conheceram na escola de dança da Ópera de Paris em 1933. Ambos tinham apenas 9 anos. Ele morreu em 2011.
Zizi integrou, em 1940, o corpo de baile do renomado balé, do qual saiu no final da 2ª Guerra Mundial. Segundo ela contou em uma entrevista de 2008, “Roland queria criar sua própria companhia”. Petit formou os Ballets des Champs-Elysées e, depois, os Balés de Paris.